domingo, 3 de junho de 2012

Violência nas escolas é realidade de 65,4% dos alunos

MILENA CRESTANI
 
foto
Foto: ÁLVARO REZENDE/CORREIO DO ESTADO
Alunos de escolas estaduais, a exemplo da Advogado Demósthenes Martins, respondem pela internet a 97
O aluno agride o colega, inventa um apelido relacionando as características físicas do outro estudante. Há ainda aquele que xinga o professor, fala palavrões para os demais estudantes ou ainda situações mais violentas, chegando a troca de socos ou tapas em plena escola, lugar onde o respeito e a segurança deveriam predominar. Alguns casos mais graves, a exemplo do professor esfaqueado por aluno, chegam ao conhecimento de todos.

Entretanto, na realidade, comportamentos agressivos fazem parte do ambiente escolar, como confirmam 65,4% dos 15,8 mil alunos entrevistados na pesquisa do Projeto Tosco em Ação, em referência ao livro que vem sendo usado nos colégios para combate ao bullying.

O levantamento – feito pelos núcleos de Pesquisa e de Projetos Educacionais da Editora Alvorada e do Programa Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – ajudará a definir o perfil dos estudantes de Mato Grosso do Sul e é considerado uma das maiores pesquisa já feitas para identificar casos de violência e de bullying nas escolas, segundo Fernanda Pimentel Faria de Miranda, coordenadora do Núcleo de Pesquisa.

Leia mais no jornal Correio do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário