terça-feira, 19 de junho de 2012

Autor do livro Tosco visita Escola Estadual Hércules Maymone

As escolas da rede estadual de ensino já estão finalizando as atividades propostas pelo projeto “Tosco em Ação”, desenvolvido em cima do livro “Tosco”, desenvolvido pela Editora Alvorada, que trata, entre outras questões, sobre violência e bullying. Hoje foi a vez da Escola estadual Hércules Maymone, de Campo Grande, encerrar as atividades.

Além do teatro, protagonizado pelos alunos do 1° ano do ensino médio, a escola contou com a presença do psicólogo e autor do livro Tosco, Gilberto Mattje, que ministrou uma palestra explicando como escreveu o livro e o significado de ser um tosco. “Para mim é uma satisfação ver que meu trabalho ganhou tamanha dimensão. A melhor parte é comprovar que os resultados vêm sendo alcançados e estamos conseguindo tratar de assuntos tão densos de forma mais leve e fluída com os jovens”, admitiu Gilberto Mattje.

Vários jovens fizeram questão de pegar autógrafo com o escritor, como foi o caso da estudante Michele Silva, do 1° ano. “Não é todo dia que temos a chance de conhecer um autor que fala de igual para igual com a gente”.

O diretor da escola, Edilmar Galeano Marques, disse ainda que no começo foi um pouco complicado implementar o projeto, pois a escola é muito grande e recebe uma média de alunos vindos de 92 bairros da Capital, mesmo assim, o desafio valeu a pena. “Hoje, notamos que os estudantes estão mais comprometidos e seguros, pois sabem que possuem voz ativa junto à escola. Houve uma melhora no comportamento dos nossos jovens”, confirmou o diretor.

Da mesma forma, a coordenadora de Língua Portuguesa, Jaqueline Borges, encara o livro Tosco como uma inovação na educação. “O projeto deu muito certo, os alunos receberam muito bem e se interessaram prontamente pelas atividades. Estamos satisfeitos por termos aceitado o desafio de implementar o projeto ‘Tosco em Ação’ em nossa escola”, finalizou a professora.

Alunos de outras escolas que também querem autógrafo, terão essa oportunidade

Na próxima sexta-feira, dia 22, alunos de outras escolas também terão a oportunidade de conhecer o autor do “Tosco” e pegar autógrafos. Gilberto Mattje tem encontro marcado no espaço “Na Carona” do evento “Caminhos da Leitura”, que tem início no dia 21 e encerra dia 24. O encontro será às 14 horas, dia 22, no Armazém Cultural.

Serviço: Projeto Tosco em Ação já tem quase sete mil seguidores na Fan Page: www.facebook.com.br/livrotosco. Diariamente professores e alunos postam suas atividades e compartilham experiências. 

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário