terça-feira, 19 de junho de 2012

Como conscientizar alunos com atividades sobre cidadania

Algumas dinâmicas simples podem despertar e ensinar princípios morais para que, além de bons profissionais, os estudantes sejam bons cidadãos


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Crédito: Shutterstock.com
Saber administrar a diversidade para que, além de respeitada, ela também seja valorizada fará toda a diferença na formação dos alunos
 
Uma sala de aula é composta por um grupo de pessoas muito diferentes umas das outras. Elas vêm de bairros, famílias, religiões, classes sociais, visões políticas e até mesmo nacionalidades diferentes. Saber administrar a diversidade para que, além de respeitada, ela também seja valorizada fará toda a diferença na formação dos alunos.
 
 

Confira quatro atividades para exercitar a cidadania com seus alunos:


Como conscientizar alunos: 1) Narrativa

Peça aos alunos que escrevam uma narrativa sobre alguma vez que tenham presenciado casos de bullying ou maus tratos de outras naturezas, e como fizeram a escolha de serem apenas testemunhas ou interferirem na situação. Peça aos estudantes que dividam suas histórias com pequenos grupos e depois as reescrevam, com propostas de mudanças e formas de como poderiam ter agido diferente.  

Como conscientizar alunos: 2) Brainstorming

Organize um brainstorm com os alunos sobre todas as coisas que estão acontecendo na comunidade (estado, cidade, país ou escola) que eles consideram errado, injusto, ruim, etc. Decida com a classe se eles desejam se tornam ativistas numa dessas causas e como poderiam fazer isso.  

Como conscientizar alunos: 3) Campanha

Escolha um dos itens discutidos no brainstorm e faça uma campanha com os alunos para que escrevam cartas para as autoridades locais e políticos envolvidos nas causas.  

Como conscientizar alunos: 4) Charges

Colete charges famosas que exemplifiquem momentos históricos onde a participação popular ganhou destaque ou foi decisiva. Debata os motivos que levaram as mudanças, o contexto que envolvia os fatos, o que aconteceu depois e o papel geral da sociedade no acontecimento. Outra possibilidade é selecionar chargens e cartoons que “vilanizaram” grupos específicos de pessoas. Peça aos alunos que analisem porque esses indivíduos foram descriminados e porque essa descriminação é errada.  
 


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