sábado, 30 de junho de 2012

Aluno do Vamos Ler ganha concurso da RPC

João Augusto, vítima de bullying, tornou público esse episódio de sua vida e conquistou o primeiro lugar na categoria Repórter Teen do Concurso Cultural Televisando o Futuro


Credito:Reprodução
 Credito:Reprodução
O aluno João Augusto da Silva não teve medo de contar sua história na frente das câmeras

O aluno do 8º ano A do Colégio Estadual Polivalente, em Ponta Grossa, João Augusto da Silva, conquistou a primeira colocação na categoria Repórter Teen na fase regional do Concurso Cultural Televisando o Futuro, um projeto desenvolvido pela emissora RPC TV, em parceria com o Instituto GRPCOM e Secretarias de Educação (Municipal e Estadual), que aprofundou o debate sobre a Cultura da Paz. O projeto tem como principal objetivo promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para construção da cidadania, estimulando a produção artística e literária dos estudantes a partir dos assuntos abordados nas reportagens da emissora.

Quem deu suporte e orientou o trabalho vencedor foi a professora de Língua Portuguesa Gizele Tenório, após se deparar com um desabafo de seu aluno que havia sido vítima de bullying. A professora viu no Concurso uma forma de iniciar um debate sobre este assunto que continua preocupando os educadores. “O Vamos Ler contribuiu muito para o desenvolvimento desta atividade, pois as notícias sobre o bullying, que acompanhávamos semanalmente no jornal, facilitou na elaboração do texto da matéria televisiva do João Augusto", revela Gizele. Os alunos premiados em todas as modalidades ganham um troféu e um computador com tela sensível ao toque, e os seus professores levam televisores.
 
Além de participar do projeto e conquistar um prêmio, o trabalho da professora Gizele estendeu a discussão para as causas da violência na escola e como superá-las, valorizando o respeito ao próximo, a tolerância, o diálogo e a solidariedade. “Organizar um jornal falado em sala de aula contribui para esta reflexão, porque na dinâmica os alunos precisam trabalhar em equipe, pensar em pautas, elaborar os textos, ensaiar e apresentar, tudo em cooperação. É um trabalho que estimula a produção textual, a oralidade e incentiva a particpação”, aconselha.
 
Agora, todos no Colégio Polivalente estão vibrando com a conquista do jovem João Augusto, principalmente Gizele. “Estou muito feliz em colher os frutos do meu trabalho e ver a ação de meu aluno sendo reconhecida, mas o mais importante é que os demais estudantes se interessaram pelo assunto e pela premiação, e estão motivados a dar continuidade ao trabalho”, destaca.

Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário