segunda-feira, 18 de junho de 2012

AÇÕES DO PROGRAMA RONDA ESCOLAR ESTÃO AJUDANDO A REDUZIR A VIOLÊNCIA

Francisco Francerle, para O Poti

 

Desde o início do ano, até o mês de abril, o programa Ronda Escolar da Polícia Militar conseguiu neutralizar 25 ocorrências no ambiente e no entorno de escolas estaduais, municipais, particulares e em via pública, envolvendo direta ou indiretamente estudantes de Natal. No mesmo período do ano passado, foram 60 ocorrências, o que dá uma redução, até o momento, de 140%. Desde o início do programa, em julho de 2010, o Ronda Escolar já registrou nesses quase dois anos um total de 255 intervenções, segundo os dados da Companhia de Prevenção e Uso de Drogas.

Essa diminuição nos índices de violência escolar é comemorada pelos coordenadores do programa, mas os registros deste ano preocupam porque ainda mostram uma escola vulnerável à ação de marginais, assaltantes e à influência de grupos ligados a torcidas organizadas e tráfico de drogas. Principalmente, porque a Polícia Militar estagnou os investimentos em equipamentos e efetivo com atuação na Companhia Independente de Prevenção ao uso de Drogas (CIPRED).

O programa conta com praticamente o mesmo número de viaturas que iniciou para fazer rota nas cerca de 500 escolas das redes pública e privada de Natal e nos outros três municípios que receberam o programa(Parnamirim, Santa Cruz e Currais Novos). São dezesseis viaturas para os quatro municípios, sendo dez destas para Natal que distribui apenas duas para cada região da cidade. O efetivo do Companhia é de 240 policiais para os dois programas, sendo cerca de 50% para cada um deles. A lenta expansão do Ronda Escolar no Rio Grande do Norte é explicada pelo tenente Romão Inácio, comandante da CIPRED, pelo pouco tempo de funcionamento do programa que ainda não tem uma forte estrutura de funcionamento com viaturas, equipamentos e efetivo policial para chegar às diversas regiões do estado.

Mesmo assim, o tenente garante que os policiais conseguem fazer cerca de 70 visitas diárias aos estabelecimentos, realizando um trabalho que tem sido fundamental para a preservação dapaz nas escolas. Nas visitas, os policiais observam o ambiente, o entorno, conversam com o diretor, verificam se há buracos no muro e se há informações de pessoas estranhas ao ambiente escolar. O objetivo do Ronda Escolar é preventivo, mas também ostensivo, coibir a venda de bebidas alcoólicas em frente às instituições escolares, reprimir efetivamente o uso de entorpecentes, além de evitar a atuação de grupos que gerem desordem.

Fonte: Nisia Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário