quarta-feira, 1 de junho de 2011

Seis adolescentes estão envolvidos em caso de bullying em Campo Grande

A delegada Aline Sinnotti Lopes, da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (Deaij), concluiu ontem (31) o inquérito sobre a caso de bullying descoberto em uma escola na semana passada em Campo Grande. O caso será encaminhado hoje ao Ministério Público Estadual (MPE) que vai analisar a sistuação acatando ou não a denúncia. Seis adolescentes de 13 e 14 anos estão envolvidos na extorsão do colega de escola.

O adolecente, 13 anos, que extorquia dinheiro de um colega há um ano, foi flagrado no dia 18 de maio, no terminal Guaicurus, em Campo Grande, quando iria receber R$ 40 de outro garoto.

Aline Sinnotti disse que todos foram ouvidos e confirmaram o fato, mas negaram que faziam ameaças ‘mais violentas’ e não tinham muitas alegações. “Eles não tinham muito o que alegar, confirmaram a ação, mas negaram que tinha ameaças”, explicou.

Segundo a delegada no relatório dela não constará falhas ou punição aos responsáveis. Para ela não ficou evidenciado falha da família no decorrer das investigações.
“Não vou apontar nenhuma falha, não encontrei evidências e foi um ato de circunstâncias”, apontou.

O caso será encaminhado ao MPE que irá opinar sobre aplicação de penalidades e o judiciário decide quais e como serão as sanções aos adolescentes.

Conforme a delegada, está ocorrendo um aumento da violência nos delitos praticados por crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul nos últimos anos e dados da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mostram que somente no ano passado 777 jovens foram apreendidos no Estado. A média é de duas apreensões por dia. No primeiro trimestre deste ano já foram 194 apreensões.

Bullying: É um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Fonte: Lúcio Borges - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário