sexta-feira, 10 de junho de 2011

Prefeito de Boa Vista sanciona Lei de Combate ao Bullying nas escolas

O prefeito Iradilson Sampaio sancionou a Lei Nº. 13.342, de 31 de maio, que autoriza a criação do Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas do Município. A Lei foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (7).

Segundo a secretária municipal de educação, Stela Damas, em todos os Estados está acontecendo uma grande mobilização para a criação de mecanismos que ajudem a prevenir e combater o bullying nas escolas públicas.

“A imprensa tem publicado muitos casos de bullying e alguns com finais trágicos. É uma problemática crescente nas escolas públicas, dessa forma, é necessário desenvolver mais ações que coíbam práticas de violência física, moral e psicológica”, disse Stela Damas.

O objetivo da Lei é prevenir e combater o bullying nas escolas municipais, capacitar as equipes pedagógicas e professores para implementar ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema, além de orientar pais e familiares para saberem como proceder diante da prática do bullying.

A secretária Stela informou que serão articulados mecanismos para atuação dentro das escolas com projetos e palestras para trabalhar o assunto. De acordo com ela, nas escolas de educação infantil já são feitas ações que trabalham noções de valores, boas maneiras e cultura de paz.

“Nossas escolas desenvolvem em seus currículos um trabalho forte com as crianças para disseminação de valores e de boas atitudes”, disse Stela.

Trabalhos nas escolas – A escola municipal Francisco de Souza Briglia, localizada no Pricumã, desenvolve há dois anos o projeto Cultura da Paz – Educando para a Vida, que ganhou o Prêmio Construindo a Nação, na edição 2010-2011, realizado pelo Instituto da Cidadania Brasil em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Serviço Social da Indústria (SESI) e a Fundação Volkswagen.

O projeto Cultura da Paz trabalha na construção de valores sociais que auxiliem na transformação das relações humanas, incentivando a mudança de postura dos alunos. Cada turma escolheu um a valor para ser repassado para os demais alunos e comunidade. Os valores desenvolvidos na escola são igualdade, justiça, respeito, amizade, honestidade, solidariedade, ética, que são trabalhados em sala de aula com atividades lúdicas e pedagógicas.

Segundo a diretora Vera Helena, antes da prática do projeto Cultura da Paz, haviam na escola muitos casos de violência, bulliyng e outros problemas. “Hoje as crianças pregam valores, se relacionam melhor e a melhoria é notável por toda escola”, afirmou.

Outro projeto, que tem contribuído para diminuição da violência dentro da escola é o Recreio Dirigido, da escola municipal Amazona de Oliveira Monteiro, localizada no bairro Silvio Leite.

Durante o recreio são ofertadas inúmeras atividades como xadrez, pula corda, exibição de desenhos e vídeos infantis. A coordenadora da unidade, Vera Lúcia Marques, afirmou que o projeto contribuiu para organizar melhor as atividades, integrar as crianças e também diminuir desavenças.

O que é o bullying - Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física, psicológica, moral ou sexual. Sao atos intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa incapaz de se defender.

Fonte: Boa Vista Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário