sábado, 18 de junho de 2011

Escolas começam a aplicar pesquisa sobre bullying em Cubatão, SP

Sem ser identificados, 50% dos estudantes do 2º ao 9º ano serão entrevistados nas escolas municipais de 17 a 22 de junho

Dando prosseguimento à pesquisa para identificar se há prática de bullying entre os estudantes do 2º ao 9º ano nas escolas municipais, os orientadores educacionais da rede vão aplicar a partir desta sexta-feira, dia 17, questionário elaborado pelo Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Até a próxima quarta-feira, dia 22, 50% dos alunos deverão ter participado da pesquisa.

Segundo a coordenadora do CAPFC, Roberta Bruno Couto, o objetivo da pesquisa não é comparar escolas e nem expor os estudantes, mas mapear as dificuldades encontradas nas unidades de ensino pelos envolvidos.
“Queremos buscar caminhos para lidar com as diversidades para o estabelecimento de currículos que previnam esse tipo de comportamento e ainda criar ações para a construção de uma escola mais acolhedora”, explica a coordenadora.

Ao todo, 10 escolas de Ensino Fundamental participarão da pesquisa, cujas questões serão respondidas sem a identificação dos alunos para que os resultados sejam os mais próximos da realidade. “A partir do dia 4 de julho, as escolas deverão apresentar a tabulação dos dados coletados e no final do mês de julho o CAPFC deve apresentar o resultado final da pesquisa, respeitando-se os nomes das escolas para evitarmos comparações”, explica Roberta.

Educar para a Paz – A pesquisa teve início a partir do Projeto Educar para a Paz, formação desenvolvida este ano pelo CAPFC voltada aos orientadores educacionais e diretores das escolas municipais. O objetivo da formação é oferecer subsídios teóricos e práticos para a discussão e elaboração de práticas educativas que serão inseridas no projeto político pedagógico das unidades de ensino.

Texto: Cecília Beu (MTb. 22.332)
20110616-SEDUC- aplicacao pesquisa bullying-CB

Fonte: Governo Municipal de Cubatão

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