quarta-feira, 8 de junho de 2011

BULLYING e EU

Hoje quando tocamos no assunto Bullying, é difícil deixar de citar o nome do diretor, escritor, produtor e roteirista Mar´Junior, que faz um belíssimo trabalho de conscientização sobre o assunto. De uma maneira inovadora, desde 2004, a Cia Atores de Mar´ vem levando esta necessária ferramenta para as instituições de ensino, por meio de um espetáculo teatral que apresentam por todo o país. Além disso, Mar´Junior lançará um livro ainda este ano chamado “BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo.” O título já é muito interessante pois nos mostra que ele foi vítima, agressor, e hoje combate esse mal. Não há melhor explicação do que a de uma pessoa que viveu os dois lados da moeda, e hoje compartilha as suas experiências através da arte.

O diretor nos contou que sofreu Bullying desde os seus primeiros anos de vida, mostrando que a perseguição também pode ocorrer dentro de casa. Filho de um pai muito rígido, policial, ele era jogado contra a parede, a ponto de mandarem colocar espuma as paredes da casa, evitando que uma tragédia maior acontecesse. Não podemos esquecer que o Bullying são agressões contínuas, que se dão com a perseguição, com isso, podem ocorrer em qualquer lugar.

A escola foi outro local onde ele sofreu com as agressões, inclusive de seus professores, que assim como seu pai, o chamavam de “burro”, o que com outra série de agressões verbais o deixou traumatizado durante muitos anos. Sempre que havia um teste a ser feito em qualquer lugar, seja na escola, para tirar a carteira de habilitação, ou para atuar, já que também é ator, ele se intimidava pelo trauma e desistia dos testes.

Muitas das pessoas que sofrem as agressões acabam agredindo outras pessoas para se vingar, e foi assim que ele se juntou a outros amigos para agredir outras pessoas na adolescência. É grande o número de pessoas que tentam matar esse sofrimento, chegando a pensar em suicídio, Mar´ também tentou, e por pouco não acabou com a sua vida, interrompendo este futuro glorioso, e que com certeza evita que outros possam cometer esse erro fatal. O tempo passou, e depois de se tornar pai, ele mudou, abandonou vícios, se converteu ao Jesus Cristo e hoje não quer que jovens passem pela mesma situação que passou. Mar´Junior tem 50 anos, é pai de dois filhos, dono da Cia Atores de Mar´, que é uma escola de teatro, uma companhia teatral, uma agência que empresaria atores e uma produtora de eventos.

O elenco do espetáculo Bullying é formado pelos atores Patrick Moraes, Juliana Behla, Junior Beéfierri e Vanessa Palazzi, que apresentam quatro esquetes com diferentes formas de agressões e a solução para cada uma delas. Após a apresentação, todos debatem o assunto com os alunos, procurando solucionar os problemas instalados nas instituições. O ator Patrick Moraes, filho de Mar’ Junior, está desde o início neste projeto e disse ser gratificante realizar este trabalho nas escolas e nas empresas ao lado de seu pai. “Meu pai é uma superação, um exemplo como ser humano.“. Junior e Juliana que estão desde 2009 no projeto enfatizaram a satisfação em saber que diretores voltam a entrar em contato, dizendo que o percentual de agressões em suas instituições diminuiram de forma considerável. Vanessa, a caçula da turma, disse que sofreu Bullying na infância, pois usava óculos, mas que não teve nenhum trauma por isso. Os três primeiros são professores de teatro formados e Vanessa cursa cinema.

Fonte: Jornal Nosso Tempo, maio de 2011, página 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário