domingo, 19 de junho de 2011

Câmara de Santa Comba Dão cria plano municipal de prevenção de bullying

A câmara de Santa Comba Dão vai criar um plano municipal de prevenção de ‘bullying’, na sequência de um estudo sobre este fenómeno que abrangeu 878 alunos do concelho.

“Não temos tido conhecimento de grandes fenómenos de ‘bullying’ no concelho. Acima de tudo, o nosso grande objetivo é criar uma cultura preventiva englobando todas as entidades que estão no terreno”, justificou à Lusa o vice-presidente da autarquia e também presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santa Comba Dão, António Correia.

O estudo “Bullying – Prevenindo e Atuando” teve como público-alvo alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do ensino básico, do segundo e do terceiro ciclos e também do ensino secundário.

Através de questionários, a CPCJ tentou perceber a incidência do fenómeno de ‘bullying’ para assim “potenciar linhas condutoras do processo de prevenção necessário a implementar na rede escolar concelhia”.

António Correia disse que os questionários indiciaram que “poderão haver casos de ‘bullying’ que às vezes não são muito detetados”, sendo, por isso, necessário agir preventivamente.

António Correia contou que os resultados do estudo já foram dados a conhecer nas escolas e que, no início do próximo ano letivo, o mesmo acontecerá em relação à restante comunidade. “A partir daí, vamos criar até ao final deste ano civil o plano municipal de prevenção de ‘bullying’”, assegurou.

Fonte: Diário As Beiras de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário