quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pesquisa mostra que exclusão social é considerada um tipo de bullying silencioso

A dor da exclusão também pode ser física

Você sabia que existe o bullying silencioso? A exclusão social pode ser assim considerada e pode deixar marcas visíveis no indivíduo. Segundo um estudo realizado pela Universidade Purdue, nos Estados Unidos, a dor que se sente é mais profunda e duradoura do que se imagina.

Os especialistas dizem que a dor da exclusão também pode ser física, pois quando o indivíduo é isolado socialmente, o córtex cingulado dorsal anterior do cérebro, que registra a dor física, sente essa injustiça social.

A psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon, afirma que ser excluído socialmente com certeza gera muita dor e sofrimento. “Fazer parte de grupos e da sociedade ajuda a construir a identidade de todos os seres humanos e, quando o isolamento e a exclusão acontecem, é como se não fizéssemos parte da sociedade e ficamos sem identidade, sem perspectivas”, declara.

A tutora ainda observa “o quanto pessoas solitárias e excluídas podem desenvolver comportamentos agressivos, colocando em risco sua vida e da sociedade de uma maneira geral”.

Fonte: Consulado Social.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário