quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Projeto esclarece as formas de bullying entre os estudantes

Ação envolveu 17 turmas do ensino fundamental, do 3º ao 6º ano.

Redação /Profª orientadora Marli Vitali (SC0903JP)
Entender o que é o bullying, como ele é praticado, como pode e deve ser evitado, e as consequências dessas ações estão entre os objetivos do projeto “Satc contra Bullying, não fique calado”.
A iniciativa é desenvolvida pela psicóloga Fernanda Felisbino e coordenação do ensino fundamental. Já foram realizadas palestras com as 17 turmas do 3º ao 9º ano.
“A proposta é trazer o tema com exemplos, como filmes, reportagens (depoimentos) e músicas, fazendo com que eles entendam e discutam o assunto”, explica a psicóloga. Os alunos são estimulados a debater as questões de como devem evitar ao bullying. “A partir do momento que eles entendem o assunto, saberão evitar e também avisar os pais (responsáveis) e professores em alguma situação negativa”, ressalta Fernanda.
Mais de 500 estudantes, com idades entre 8 e 10 anos, já participaram das discussões promovidas pela psicóloga. Segundo Fernanda, valores como respeito, amizade e tolerância são ponderados durante os encontros.
“Esses valores devem estar presentes dia a dia em nosso convívio social, familiar e pessoal. É importante que eles lembrem que algumas brincadeiras são desagradáveis e podem afetar tanto o físico como o psicológico dos colegas”, afirma.
Conforme o Conselho Nacional de Justiça, “o bullying é um termo de origem inglesa utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário