segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Convivência escolar é tema de debates




Autor: francisco lima neto campina da TV Todo O Dia

A Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) promoveu na quinta e sexta-feiras o Seminário Internacional "A Convivência Ética nas Escolas". O evento apresentou e discutiu diferentes pesquisas sobre as questões de convivência na escola, como a violência, as incivilidades, o bullying e a indisciplina.

Os participantes buscaram soluções viáveis, compartilhadas por alunos e professores, para a qualidade do clima escolar e elaboração de planos institucionais coletivos de convivência, em que valores como justiça, respeito, diálogo e solidariedade estejam presentes.

O diretor-superintendente do Grupo TODODIA de Comunicação, Delvino Antonio Nunes, participou do evento como mediador.

Participaram dos seminários pesquisadores da Unicamp, Unesp (Universidade Estadual Paulista) e outras universidades do País e do exterior, com o intuito de disseminar pesquisas realizadas sobres a convivência escolar para educadores.
Nos dois dias foram abordados temas como "Em busca da qualidade do clima escolar: da violência à cooperação em sala de aula" e "Os desengajamentos morais: as pesquisas que podem contribuir para a compreensão da convivência ética", além do lançamento de vários livros, como "Da violência escolar à cooperação em sala de aula", da professora Maria José Diaz-Aguado; "Desengajamento moral: teoria e pesquisa", de Roberta Azzi, Luciene Tognetta, Pedro Rosário, José Avilés (entre outros); e "De quem é a primeira acerola?" de Lívia M. F. Silva e Carolina Aragão E. Marques.

Todos os debates foram mediados por jornalistas. O diretor-superintendente do Grupo TODODIA de Comunicação, Delvino Antonio Nunes, mediou o debate sobre "Bullying e Cyberbullying - Atualidades no Brasil".

A professora doutora em educação Lívia Maria Ferreira da Silva explicou que, além de divulgar os trabalhos, o seminário teve como objetivo levar questões para auxiliar o trabalho prático dos educadores. "Os pesquisadores trouxeram questões que vão auxiliar no cotidiano prático e têm aplicabilidade com os estudantes", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário