quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ele já usou 'terno de defunto', sofreu bullying de Robinho e escapou de humilhação de Messi

Francisco De Laurentiis e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br

GAZETA PRESS
Zagueiro Leonardo, Robinho e Pedrinho
Da esquerda para a direita: zagueiro Leonardo, Robinho e Pedrinho
O zagueiro Leonardo foi revelado para o futebol em 2004 no time do Santos que venceu o Campeonato Brasileiro. Mais de 11 anos depois, de volta à Vila Belmiro, ele reencontrou, mesmo que por um breve período, seu grande amigo de infância, ex-vizinho de quarto no alojamento e algoz de traquinagens: Robinho.

"Eu morava debaixo das arquibancadas da Vila Belmiro e ele queria aprender a tocar cavaco, mas ele ia muito mal e ninguém tinha coragem de falar isso. Eu saía do meu quarto e dava uns gritos e ele saia correndo atrás de mim (risos)", contou o jogador em entrevista aoESPN.com.br.
O 'Rei das Pedaladas' não deixava barato e se vingava em grande estilo. "Desligava a água quente, me fazia tomar banho gelado. Então falava: 'Você toca mal e eu tenho que tomar banho gelado?(risos)'", disse.
Para isso, Robinho se aproveitava da liderança e poder de convencimento para a bagunça. "Com aquela carcaça não ia me encarar no mano a mano e juntava uns 15 caras pra vir atrás. Ele passava pasta de dente debaixo dos meus braços, era f...", relembrou o atleta de 29 anos.
Nada que impedisse o camisa 7 da Vila Belmiro de se tornar um dos melhores amigos do ex-defensor do Ituano. "O Robinho sempre foi um dos caras mais queridos, me ajudou quando subi ao profissional. Tenho um carinho imenso por ele, somos muito amigos e nossos filhos estudam juntos em Santos", disse.
Leonardo fez parte de uma geração que revolucionou o Santos, que estava 18 anos sem ganhar grandes títulos. No fim dos anos 90 e começo da década seguinte, o time havia apostado em medalhões, porém, sem sucesso. Em 2002, após uma crise financeira, o clube resolveu apostar na base. 
"Tinha Rincón, Edmundo, Marcelinho, só estrelas. A gente escutava que os caras recebiam até em dólar e achávamos que não teríamos chance de chegar nem no profissional. No ano em que eles montaram um time para não cair fomos campeões", recorda.
Apesar da feliz coincidência, o zagueiro exaltou o trabalho realizado com os 'Meninos da Vila'. "O ex-presidente Marcelo Teixeira sempre cuidou demais da base, dava suplementação, colégio, todo mundo tinha um cuidado imenso. O título serviu muito para mostrarmos nossa importância lá", analisou.
GAZETA PRESS
Leonardo foi campeão brasileiro em 2004 pelo Santos
Leonardo em 2004 pelo Santos
O jogador foi criado em Araçatuba, interior de São Paulo, e começou a jogar futebol por recomendação médica devido a uma bronquite asmática. Foi para a Vila com 14 anos e aos 18 serviu a seleção brasileira formada por jogadores que atuavam no Brasil na despedida de Romário, em 2005.
"Sempre ficávamos torcendo pelo Robinho, Ricardinho, Léo e Elano. Alguém falou assim: 'O Léo foi convocado'. Eu achando que o lateral tinha sido chamado respondi: 'Que da hora!' Daí o Paulo César (ex-lateral) vira e fala assim: 'Ô juvenil, você foi convocado?' Eu não, a minha deve sair no sub 20 mês que vem. Ele respondeu: 'Eu li Leonardo, o zagueiro'", duvidou.
Mesmo sem saber, ele estava garantido no time cinco vezes campeão mundial. "Vi uma movimentação e todo mundo me cumprimentando, eu disse: 'Não, vocês estão confundindo'. Meu telefone cheio de números perdidos, vi que era eu mesmo, porque o Edu Dracena estava machucado", relembrou
Até mesmo na seleção, ele não escapou das garras do parceiro.
"Estava tão entusiasmado que cheguei na casa do Robinho com uma mala simples. Ele disse assim: 'Com essa mala você não vai comigo'. Ele me deu uma nova dele francesa, muito bonita, disse que falou para eu ir elegante e soltou essa: 'Já não basta esse terno de defunto que você esta usando ?(risos)'", gargalhou Leonardo.
Chegando no hotel do time canarinho, o 'muy amigo' fala para o defensor conceder entrevistas antes de subir ao quarto. "Quando chego para sentar na mesa de jantar, só faltava eu. Até o Romário já estava lá. Dai o Robinho falou assim: 'Bonito seu juvenil, todo mundo esperando você'. Eu não sabia aonde enfar a cara, nunca torci tanto pra um jantar acabar logo (risos)", envergonhou-se.
DIVULGAÇÃO
Leonardo Contrato Santos 15/05/15
Leonardo voltou aos Santos em 2015
Foi uma sensação única, um prazer imenso estar lá. O Romário disse que estava feliz demais e agradeceu. Imagina, eu o olhava na Copa de 94 e nunca sonhei fazer parte da história. Estava que nem criança vendo um ídolo", orgulhou-se o defensor.
Além da seleção principal, Leonardo foi o heroi do título mundial sub 17 de 2003. Na final fez o gol que decretou a vitória por 1 a 0 na Espanha que tinha Fabregas como principal jogador. "Foi muito especial, a gente não tinha muita moral porque não tínhamos nenhum título ainda", disse.
Já no mundial sub 20, três anos depois, o final não foi tão feliz. O time foi eliminado na semifinal por uma Argentina repleta de craques. Como consolo, escapou de uma humilhação. "Jogava com o Edcarlos (Atlético-MG) que me pediu para ficar na cobertura e ele foi sair pra marcar. O Messi o levou pra linha de fundo, deu um drible numa jogadaça e o Zabaleta fez o gol da derrota", lamentou.
"Tínhamos uma expectativa muito grande, ficamos tristes demais. Chegando ao vestiário o Edcarlos falou assim: 'Você me paga, era para você ter levado esse drible, sobrou para mim e agora fica toda hora minha imagem aparecendo na TV (risos)'. A gente lembra disso, é triste, mas dá risada ao mesmo tempo. O Ed era um dos reis da brincadeira lá, tinha cara de bravo e uma voz fininha, que figuraça", riu Leonardo
No mesmo ano em que perdeu a competição, Leonardo foi vendido para o Shakhtar Donetsk-UCR em uma época em que poucos brasileiros atuavam por lá.
"O Marcelo Teixeira deixou escolher qual clube poderia ir, tinham propostas da Ucrânia e do PSV Eidhoven-HOL. Sou muito grato ao Santos por tudo, para a carreira era melhor a Holanda, mas fui para Ucrânia pelo dinheiro, precisava fazer uma independência financeira", decretou.
Resta saber se com a ausência de Robinho, quem será o parceiro de estripolias do solerte zagueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário