sábado, 11 de julho de 2015

Após "virar celebridade", nutricionista da seleção de judô sofre com bullying

Há dez anos com a equipe brasileira e um rosto conhecido no meio da modalidade, Roberta Lima vira "morena misteriosa" ao ser fotografada com o amigo Flavio Canto


Por Direto de Toronto, Canadá

Roberta Lima nutricionista seleção brasileira judô (Foto: Raphael Andriolo)

Roberta Lima com a seleção brasileira de judô, que treina em York para competir no Pan de Toronto (Foto: Raphael Andriolo)

Era um domingo normal. Como de costume, Roberta Lima deixou sua casa, no dia 21 de junho, e foi dar uma volta na orla do Leblon, na companhia de Tuska, sua vira-lata. Lá encontrou um amigo de longa data, o ex-judoca e hoje apresentador da TV Globo e do SporTV, Flavio Canto. Conversaram por um tempo, depois se despediram e cada um foi para o seu lado na Zona Sul carioca. Quando se deu conta, a nutricionista da seleção brasileira de judô tinha virado uma "celebridade". As fotos dos dois juntos se transformaram em notícia. Seria a "morena misteriosa" a nova namorada de Flavio? A resposta é simples. Não! Mas era um prato cheio para as brincadeiras dos judocas do time verde e amarelo que competem nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

- Para o meu azar, isso aconteceu num domingo, e terça-feira eu estava viajando para uma concentração do judô. Quando eu cheguei já era motivo de gozação. "Olha a morena misteriosa", "sai de perto de mim porque vão tirar foto e vai me dar problema", até o pessoal da comissão técnica também ficou brincando, virei alvo de gozação mesmo. Até brincaram dizendo "pelo menos você tava linda nas fotos", "pode posar pra sexy"... - comentou Roberta, deixando claro, aos risos, que nem passa por sua cabeça posar para uma revista masculina.

Roberta Lima nutricionista seleção masculina de judô Pan Toronto (Foto: GloboEsporte.com)
Roberta no meio dos judocas da seleção masculina: muita zoação com a nutricionista (Foto: GloboEsporte.com)

O "bullying" chega por todos os lados. Atletas, médicos e comissão técnica. Vice-campeã mundial em 2013 e bronze em 2014, a peso-meio-leve Érika Miranda (52kg) conta como o grupo recebeu e reagiu à notícia durante o período de treinos preparativos para o Pan, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro: 

Até comentei com o Flavio depois que a gente viu a matéria: "Da próxima vez que eu te encontrar, eu atravesso a rua para não ter problema"
Roberta Lima
- A gente tem um grupo no WhatsApp que é do judô mesmo. Quando mandaram uma foto da "morena misteriosa" e a gente viu que era ela, todo mundo já começou a zoação pelo WhatsApp mesmo. E ela muito sem graça. Agora os meninos ficam brincando. A gente pegou muito no pé dela, mas agora está mais bonzinho - recorda Érika, que compete no primeiro dia de disputas do judô em 

Toronto: sábado.
As brincadeiras não pararam nem durante a entrevista. Após mais um treino na Universidade de York, Victor Penalber passa por Roberta e brinca: "olha a morena misteriosa". Depois é a vez de Felipe Kitadai, eleito pela própria nutricionista como o judoca que mais pegou em seu pé por conta das fotos e da matéria.

Roberta reconhece que ficou chateada e até pensou em abrir um processo na Justiça, mas preferiu se resguardar. Nos dez anos que trabalha com a seleção brasileira de judô, conquistou o respeito e a admiração dos atletas e colegas de equipe. Após o episódio, ela fez um desabafo nas redes sociais e recebeu apoio dos seguidores. Inclusive, já até brincou com Flavio Canto sobre a situação:

- Já estou no judô há dez anos, então as pessoas me conhecem. Num ambiente que as pessoas sabem quem é você, não me trouxe muito problema. Mas eu vivo num ambiente com muitos homens. Esse respeito deles eu já tenho, mas é estranho. Me senti invadida. Você trabalha com um cara há bastante tempo, desde 2003, encontra com a pessoa que é sua amiga e não pode parar para conversar. Eu até comentei com o Flavio depois que a gente viu a matéria: "Da próxima vez que eu te encontrar, eu atravesso a rua para não ter problema". Não pode falar com um amigo que você vira namorado daquela pessoa, né? diz Roberta, que namora há quatro anos.

Roberta Lima nutricionista seleção masculina de judô Pan Toronto (Foto: GloboEsporte.com)
Roberta posa para foto com a seleção feminina e membros da comissão técnica do judô (Foto: GloboEsporte.com)

Bem humorada, Roberta lembra que o episódio poderia ter ficado pior ainda, já que o ator Thiago Lacerda comentou o post dela nas redes sociais.

- Thiago Lacerda é meu amigo de infância. Quando eu coloquei o post no Facebook, ele curtiu e colocou um comentário: "olha como é difícil a vida de famoso", algo assim. A minha resposta foi, "estou até com medo com você curtindo alguma coisa minha. Podem dar uma matéria sobre Thiago Lacerda curtindo uma coisa minha. Na verdade, da morena misteriosa" (risos). 

As competições de judô começam neste sábado, com os brasileiros Felipe Kitadai (60kg), Nathália Brígida (48kg) e Érika Miranda (52kg) em ação. Serão quatro dias de disputas da modalidade, e a expectativa é a conquista de medalha nas 14 categorias de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário