Eu acredito que, neste blog, nós já falamos sobre como usar controles parentais como uma maneira de checar sinais de cyberbullying no telefone do seu filho, como um rastreador de celular. E alguns pais apontaram que o aumento do cyberbullying não significa que o bullying nas escolas desapareceu. E eles têm toda a razão.
Eu sempre disse, talvez não em tantas palavras, que o cyberbullying e o bullying na escola não são mutuamente exclusivos. Eles são coexistentes e complementários. O bullying nas escolas transcende o universo cibernético. As crianças e os adolescentes são bastante conectados às redes sociais, por isso as provocações e os apelidos que acontecem nas escolas chegam até o mural do Facebook e mensagens do WhatsApp. O número de estranhos na internet que gostam de ser maldosos já deveria ser o suficiente. Mas as pessoas do círculo de amigos e colegas de uma criança pode fazer a vida deles ainda pior.
Tendo em mente que o bullying nas escolas coexiste com o cyberbullying, aqui estão algumas coisas que sugerimos aos pais:
- Mantenha o canal de comunicação entre você e seu filho sempre aberto. Incentive-os a contar qualquer coisa ruim ou perturbadora que aconteça na escola.
- Muitos adolescentes sentem vergonha de falar sobre bullying – ou simplesmente não querem ter um alvo nas costas por tagarelar. Por isso o controle parental é útil.
- Lembre-se, você não está monitorando apenas o telefone deles para que eles tenham problemas. Você está monitorando o telefone deles para observar se eles estão se metendo em problemas.
- Saiba o que realmente importa para poder interferir e entenda o momento certo de sair de cena. Aqui está um guia que irá ajudá-lo.
- Às vezes, você pode descobrir que seu filho não está sofrendo bullying – mas está praticando o bullying. Aqui está o que você deve fazer nesse caso.
- Usando um rastreador de celular, você pode encontrar mensagens maldosas, abusivas, diretamente ameaçadoras de outros alunos no telefone do seu filho. Se isso acontecer leve o assunto imediatamente para a escola.
- Tenha o hábito de checar regularmente o telefone do seu filho e comunique-se com ele sempre.
O controle parental toma conta do seu filho digitalmente e pessoalmente. A vida digital do seu filho não está isolada da vida física dele e por isso um rastreador de celular pode ser tão útil. É claro que existem coisas que você não entende sobre o mundo digital, mas não trate delas separadamente – porque agora a formação digital é uma parte integral da… bem, da formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário