quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Mineiro supera bullying e conquista títulos por meio do esporte em Itaúna

Lucas Rodrigues era "zoado" pelos colegas de turma e chegava a apanhar dos colegas na escola. Atleta usou conhecimento do taekwondo para superar fase


Por Divinópolis, MG
Escola é época de recordação para muitas pessoas. Época sem responsabilidades, em que era possível jogar bola, vídeo game, divertir com os amigos... Menos para o mineiro Lucas Rodrigues Borges. Por ser o “gordinho” da turma, o jovem, na época com 10 anos, sofria bullying e chegava a apanhar por várias vezes dos "valentões" de sua escola. E ele tinha tudo para continuar a não gostar desta época, mas em meio a essa situação conseguiu encontrar no taekwondo uma forma de superar. Com o esporte, o jovem garante que aprendeu que a luta é para a paz. Ele ainda fez amizades e usou o conhecimento da modalidade para ajudar os amigos e até os “inimigos”. O bullying parou, e Lucas seguiu no taekwondo. Hoje, com 20 anos, ele vê a grande evolução e afirma que, por causa da luta, esqueceu a violência.
– Procurei por qualidade de vida e por querer lutar com eles (valentões), mas percebi que as artes marciais não eram para isso, mas para disciplina. Aprendi que o esporte estava acima de qualquer briga. Fui ganhando força e técnica, e hoje participo de competições em todo o Brasil – explicou o lutador.
Atleta Taekwondo Itaúna, MG (Foto: Lucas Rodrigues/Arquivo Pessoal)Atleta encontrou no taekwondo uma forma se superar o bullying que sofria (Foto: Lucas Rodrigues/Arquivo Pessoal)

Apesar de ter iniciado cedo na luta, Lucas começou a participar de competições somente aos 15 anos de idade. A premiação veio três anos mais tarde, quando o jovem conseguiu o título no Brasil Open de Taekwondo 2012, em Curitiba, na categoria sub-21 (abaixo de 74 quilos). A partir daí, ele começou a ganhar mais confiança e se preparar melhor para as competições.
– Comecei treinamentos específicos, com fisioterapia, musculação e parte técnica. Sempre procurei melhorar algo, mas com o título comecei a me incentivar mais. Digo que não melhorei apenas no esporte, mas como pessoa também, aprendendo princípios de convívio. Tudo isso tem sido a diferença para mim como atleta – afirmou.
Atleta Taekwondo Itaúna, MG (Foto: Lucas Rodrigues/Arquivo Pessoal)Lucas conta que melhorou também como pessoa depois que começou a praticar arte marcial
(Foto: Lucas Rodrigues/Arquivo Pessoal)






Na competição disputada neste fim de semana, o Itaúna Open, Lucas não conseguiu garantir o resultado. Mas contou  que vai seguir forte para vencer as próximas competições e, o mais importante, passar por cima de todo tipo de bullying.
* Colaborou Thulio Oliveira sob supervisão de Hismênia Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário