quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ou a libertam da quarentena ou vai a tribunal, ameaça enfermeira


por S.F. da DN Globo


Quando ainda estava numa tenda, a enfermeira comunicava com o exterior através desta janela de plástico
Quando ainda estava numa tenda, a enfermeira comunicava com o exterior através desta janela de plásticoFotografia © REUTERS/Steve Hyman
Kaci Hickox, a enfermeira que foi colocada de quarentena por ordem do governador de Nova Jérsia, considera que está a a ser vítima de "bullying" político.

Kaci Hickox foi a primeira pessoa a aterrar em Newark, Nova Jérsia, depois de o governador de imposto uma norma que determina a quarentena obrigatória para qualquer profissional de saúde vindo de países da África Ocidental que tenha tido contacto com doentes com ébola

Mas a enfermeira tem-se vindo a queixar desta norma e das situações a que foi sujeita desde sexta-feira, quando regressou aos Estados Unidos.

Depois de ter dito que os seus direitos humanos estavam a ser violados, Kaci Hickox conseguiu na segunda-feira sair da tenda onde esteve num hospital e ir para casa, em Fort Kent, no Maine.

Todas as análises que tem efetuado têm tido resultado negativo para o ébola, mas as autoridades insistem que esta deve continuar isolada em casa. Algo que não lhe agrada nada, pelo que, numa entrevista ao programa Today, da NBC, garantiu: ou a libertam da quarentena ou vai para tribunal, esta quinta-feira de manhã.

A enfermeira considera que está a ser vítima de "bullying" por parte dos políticos e que a norma não é cientificamente nem constitucionalmente justa.

Kaci Hickox garante que não é um perigo para a saúde pública americana, que está saudável e que, se continuar obrigada a permanecer em quarentena (tem carros da polícia à porta de casa), vai para tribunal lutar pela sua liberdade.

A enfermeira, que esteve na Serra Leoa durante quatro semanas, terá de ficar isolada até 10 de novembro, segundo a norma imposta. O governador do Maine já assegurou que vai tentar obter apoio legal na decisão de obrigar à quarentena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário