terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vídeo premiado sobre bullying será exibido na TV Escola

Curta-metragem vencedor do concurso 'Esporte para Todos: Meu roteiro de inclusão' será exibido nesta segunda-feira (20)

ASSISTA MAKING OF clique AQUI
por Portal Brasil

Divulgação/MECCurta produzido por alunos do IFSC concorreu com outros 107 roteiros criados por estudantes do ensino médio público
Curta produzido por alunos do IFSC concorreu com outros 107 roteiros criados por estudantes do ensino médio público

O vídeo Besourinha é o vencedor do concurso 'Esporte para Todos: Meu roteiro de inclusão', entre 107 roteiros criados por estudantes do ensino médio público. O vídeo de Sarah Hellen Vieira e mais quatro colegas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Chapecó, será exibido nesta segunda-feira (20), em dois horários, às 11h e 22h, na TV Escola, promotora do concurso.

Com 12 minutos, o curta-metragem conta a história de Sarah, uma menina vítima de bullying na escola. Apelidada ironicamente de "besourinha" pelos colegas de turma, Sarah, como tantas crianças e adolescentes sofre e, ao mesmo tempo, sonha em deixar de ser invisível aos olhos dos outros. É nas aulas de rugby, um esporte novo que chega à escola onde estuda, que Sarah vai conquistar o respeito dos colegas. Confira o story-board* do curta Besourinha'.


Com a ajuda do professor e treinador da equipe de rugby, a adolescente é encorajada a conhecer o esporte, experimentar, superar o medo e desafiar a si mesma. Essa é a síntese do roteiro escrito pela estudante com a orientação do professor de artes do IFSC, Gerson Witte, e participação de mais quatro colegas de curso.

Excelente desenhista. É assim que Gerson Witte classifica Sarah Vieira, de 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio integrado ao técnico de informática. “A Sarah é quieta, pequena, muito isolada, mas já vinha se destacando nas aulas de artes”, diz o educador. Único professor de artes do campus Chapecó do IFSC, Witte incentiva os estudantes a produzir filmes de animação, a dizer o que pensam e gostam. Foi assim que ele descobriu o talento de Sarah e de outros alunos.

Mas ele foi além da aula. Pediu a Sarah que contasse sua experiência com bullying. Quando a estudante disse ao professor que era chamada de besourinha e de outros apelidos, ele sugeriu a ela que fizesse uma pesquisa sobre o que são e como vivem os besouros, joaninhas, vaga-lumes. Ela pesquisou e escreveu a história.
Trabalhar com cinema nunca esteve entre os planos de Sarah, que sonha em ser quadrinista profissional. Porém, graças à oportunidade representada pelo prêmio, ela está disposta a conhecer esta outra área das artes. “Quero viver esta experiência e aprender o máximo a partir dela, mas pretendo continuar me esforçando muito para alcançar meu sonho”, afirma.
Produção
No filme, Sarah é codiretora, roteirista e fez os desenhos das pessoas; o colega Luiz Henrique Pagliarini fez as fotos e desenhou os besouros com bico de pena; Eduardo Erik Trajan é codiretor e responsável pelo áudio; Daniel Mello Konflanz faz a montagem; Germano Nehring é produtor; o professor Witte orientou e fez desenhos. Os cinco estudantes, na faixa de 16 a 17 anos, são do curso de ensino médio integrado ao técnico em informática do campus Chapecó.

No Rio de Janeiro, a TV Escola fez oficina de capacitação com os estudantes nas áreas de roteiro, produção, direção, fotografia, som e finalização; em Chapecó, a TV auxiliou os estudantes na gravação de Besourinha, e em Brasília, os estudantes, junto com a equipe de editores e designers gráficos da TV Escola, finalizaram o roteiro. O prêmio é o aprendizado e a divulgação do roteiro. 
*Story-board é uma série de ilustrações gráficas desenhadas com objetivo de visualizar a sequência linear do vídeo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário