quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Facebook não tem botão Dislike para evitar cyber bullying

Por 

Fonte: Tecnoblog
O botão de Dislike no Facebook pode estar entre as exigências mais antigas dos usuários da rede social, mas nunca foi acatada por Mark Zuckerberg ou pelos engenheiros dela. Se você se pergunta o motivo de tanta resistência, o próprio criador do botão Like e ex-diretor de tecnologia do Facebook, Bret Taylor, explicou aoTechRadar.

Taylor, que hoje é CEO do app Quip, afirma que o nascimento do Like veio junto com as discussões internas se deveria ou não existir um botão contrário a ele. E a decisão foi negativa pela carga que ele traria para a rede social, implicando consequências ruins nas vidas das pessoas – como sabemos, as redes sociais podem ter bastante impacto no ego de seus usuários.
O motivo para o botão de Curtir existir é que ele pode funcionar como uma espécie de “lido”, sem que fosse necessário comentar algo. “Muitos dos comentários eram de uma palavra só, como ‘legal’ ou ‘uau’, então o botão Like deixa as pessoas fazerem isso com somente um clique”, explica Taylor.

Já o Dislike poderia até ter consequências que se encaixam no cyber bullying. Por isso, em vez de simplesmente sair não curtindo as coisas declaradamente, o mais indicado – e saudável – é que você crie uma discussão em torno do assunto. “Se você quiser dar um Dislike em algo, deve escrever um comentário, porque provavelmente tem algo para dizer sobre isso”, desenvolve o ex-executivo do Facebook.

Se você quer muito demonstrar seu descontentamento no Facebook, há extensões que cumprem esse objetivo (aqui para Chrome e aqui para Firefox). Mas elas só podem ser visualizadas por quem as tem instaladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário