quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Professores colocam em prática ações para promoção de paz nas escolas

A professora Maria Leda Melo Lustosa Pereira, coordenadora pedagógica do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, é uma das participantes


Educadores de escolas da rede estadual de ensino participam de formação do programa “Conte até 10 nas escolas” e já apresentam os primeiros resultados em sala de aula. A primeira turma conta com 30 professores, que debatem a promoção da cultura de paz no ambiente escolar.


A professora Maria Leda Melo Lustosa Pereira, coordenadora pedagógica do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, é uma das participantes. Segundo ela, o que vem sendo discutido no curso é aplicado em sala de aula e traz bons resultados. “Os vídeos e os principais materiais do curso foram compartilhados com os alunos e nesta quinta-feira (30) haverá um debate com a turma do 3º ano do ensino médio sobre temas como bullying, direitos e deveres dos adolescentes e violência nas escolas”, afirmou.

O educador Rubens Martins da Silva, coordenador de projetos do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, de Araguaína, também compartilha o que aprendeu na unidade de ensino onde trabalha. De acordo com ele, em novembro haverá uma atividade sobre práticas jurídicas e os estudantes poderão tirar dúvidas sobre assuntos como bullying, violência, direitos e deveres dos estudantes. “Trabalhamos com alunos e comunidade escolar, sempre que possível, assuntos relacionados à convivência de paz nas escolas, esse é um desafio dos educadores e das escolas”, frisou.

Para o técnico de Programas Educacionais Especiais da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Júlio César da Rocha, o curso auxilia o educador no desenvolvimento de ações que contribuam para a formação de uma consciência de paz entre os estudantes. “Atualmente, como parte prática, estamos produzindo um plano de aula para executar o que aprendemos durante o curso na escola”, afirmou.

O curso, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura, teve início no mês de setembro e está previsto para encerrar no dia 15 de novembro, na modalidade à distância. A próxima turma deve iniciar os estudos em janeiro de 2015.


Sobre o programa

‘Conte até 10’ capacitará os professores para a utilização da cartilha “Conte até 10 nas escolas”, que é um projeto do Conselho Nacional do Ministério Público com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, por meio de ações educativas. 

 PAZ NAS ESCOLAS
  • Foto: Manoel Lima
  • Fonte: Josélia de Lima
  • Postador: Samuel Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário