As crianças são barulhentas, sapecas, espontâneas e inquietas, e isso é muito saudável. Porém, algumas alterações comportamentais podem ser apenas fases inerentes ao desenvolvimento, como também sinais de alerta de que algo está errado. Alguns comportamentos podem indicar que é hora de procurar um profissional especializado, como um psicólogo ou um neuropediatra.
Pensando nisso, listamos alguns comportamentos que precisam ser observado atentamente pelos pais e educadores:
1) Fazer xixi na cama: a enurese noturna (urinar na cama durante a noite depois dos 4 anos) pode estar ligada à situações de estresse (chegada de um irmão, mudança de escola, separação dos pais), como também a outros problemas, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Pode ainda ter relação a alterações orgânicas, como o mecanismo fisiológico responsável pela micção.
 
2) Pesadelos: de acordo com a Associação Brasileira do Sono, de 20 a 30% das crianças entre 5 e 12 anos tem pelo menos um pesadelo a cada seis meses. Entretanto, se essa média aumentar de uma hora para outra, pode ser um alerta de que a criança pode estar passando por uma situação difícil, como bullying na escola ou alguma mudança na vida familiar, por exemplo.
 
3) Choro sem motivo: uma criança que chora sem motivo aparente pode estar demonstrando apenas que precisa de mais atenção dos pais. Entretanto, o choro é a primeira forma de comunicação da criança e é como ela consegue expressar seus sentimentos de raiva, frustação, medo e angústia. O ideal é conversar com a criança e intervir o quanto antes. Em alguns casos, quando o choro é excessivo e persistente, e está ligado a outros sintomas, pode ser sinal de depressão infantil.
 
4) Mau desempenho escolar repentino: se a criança era uma excelente aluna e, de repente, as notas começaram a baixar, é preciso analisar o que está acontecendo de forma global. As causas podem ser diversas, como o excesso de atividades, problemas com os amigos, bullying ou, ainda, dificuldades no âmbito familiar.
 
5) Perda do interesse em coisas que gostava: a dificuldade ou a incapacidade de se motivar ao realizar atividades antes prazerosas (anedonia ou perda do prazer) é um sinal importante quando se manifesta em uma criança. Acontece quando a criança se mostra mais quieta, prefere ficar sozinha a brincar com os amigos e reclama que tudo é chato.
 
6) Rebeldia sem causa: a maioria das crianças gosta de contrariar os pais para conseguir o que quer e de questionar o porquê das coisas. Mas, crianças que reagem de forma muito agressiva quando são contrariadas, têm resistência em aceitar regras, argumentam com os adultos de forma incansável e não reconhecem a responsabilidade perante o mau comportamento, precisam ser avaliadas. Esses comportamentos podem indicar a presença do Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
Fonte: NeuroKinder Cuidado infantil