domingo, 16 de outubro de 2016

Soprano de 13 anos supera bullying e ganha bolsa para estudar canto lírico

Cantora de Marília fará curso no Rio de Janeiro com grandes nomes. 
Menina cantou com Thiago Arancam, um dos maiores tenores do mundo.


Do G1 Bauru e Marília

Uma adolescente de 13 anos de Marília (SP) tem um talento raro que chamou a atenção de muita gente, como a apresentadora Ana Maria Braga, que levou a menina para São Paulo conhecer uma sala de concerto. Bruna Gimenez dos Santos canta ópera e ama música erudita e agora a soprano ganhou uma bolsa para um curso de dez dias com importantes nomes do canto lírico.

"Eu só queria enriquecer meus estudos para conseguir uma bolsa em Milão ou até pra fora do país. A música sempre nasceu comigo desde quando eu era pequenininha. Eu nunca vou parar de cantar, nunca mesmo."
A menina conta que o talento surgiu bem cedo, quando tinha cinco anos e começou a cantar música erudita. "Eu só sinto um amor e um carinho muito grande porque eu me envolvo na música a partir do momento que você sobe no palco, ou qualquer plateia, ou até aqui mesmo que eu canto na sala, você não é a bruna, você é outro personagem, você é outra pessoa e você consegue ver no olho de cada pessoa aquilo que você está transpassando né, o que você está passando a mensagem."
No entanto, esse encantamento da Bruna com a música clássica nem sempre foi visto como um talento pelos colegas. O que hoje é admiração dos amigos já foi motivo de bullying na escola. "Quando eu cantava música lírica na escola para atrair o pessoal para aula de leitura, todo mundo ria e falava que eu parecia uma galinha choca", conta aos risos.
Mas ela superou essa fase e mais que isso,  ganhou apoio de um projeto que ensina música de graça. O Programa de Atenção ao Aluno Precoce desenvolvido na Unesp de Marília e criado pelo professor Miguel Cláudio Moriel Chacon capacita as crianças precoces ou aquelas com habilidades extraordinárias. “Ela veio com habilidade musical, participou de várias oficinas, mas a partir de que a Fabiana entrou no projeto para o mestrado, ela começou a focar mais o desenvolvimento do canto especificamente com a Bruna.
A professora de música Fabiana Oliveira Koga ensina música para Bruna uma vez por semana. “Eu vejo um futuro brilhante pra ela com essa precocidade e estudando tão cedo a música, ela tem grandes chances de ingressar em uma ópera famosa.”
Bruna cantou com Thiago Arancam (Foto: Reprodução/TV TEM)Bruna cantou com Thiago Arancam (Foto: Reprodução/TV TEM)
Sonhos realizados
A menina de muitos sonhos acabou de realizar um deles. A convite do programa Mais Você de Ana Maria Braga, Bruna viajou para capital do estado e conheceu a sala São Paulo eleita uma das melhores salas de concerto do mundo. A visita foi acompanhada por Thiago Arancam, um dos maiores tenores do mundo. E eles ainda cantaram juntos.
"Foi uma grande emoção porque eu jamais imaginaria que eu poderia ter essa oportunidade de conhecer a sala São Paulo. É uma sala que contém uma arquitetura linda, uma acústica muito boa e meu sonho desde pequenininha era poder cantar no palco, iguais aqueles que eu via nos concertos e meu sonho foi realizado", comemora Bruna.
Menina de Marília quer ser cantora (Foto: Reprodução/TV TEM)Menina de Marília quer ser cantora
(Foto: Reprodução/TV TEM)
A mãe de Bruna ainda se emociona ao lembrar da surpresa. "Eu não tenho nem palavras para expressar o orgulho e emoção que sinto. Foi um sonho realizado principalmente pra ela, que tinha um sonho, que pra nós era praticamente impossível", diz Léia Maria Gimenez.
O curso que a adolescente vai participar será no Rio de Janeiro neste mês durante um festival que reúne grandes nomes do canto lírico. Bruna viaja com a mãe nesta terça-feira (18) e todas as despesas serão pagas pela organização do festival.
Menina estuda música em Marília (Foto: Reprodução/TV TEM)Menina estuda música em Marília (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário