sábado, 15 de outubro de 2016

Alunos sensibilizam sociedade para combate ao ‘Bullying’


BRAGA

A Associação Anti-Bullying com Crianças / Jovens (AABCJ) realiza entre os dias 17 e 21 deste mês a Semana Braga é Anti- -Bullying.
O evento, tem como finalidade colocar os mais novos a debater a questão do ‘Bullying’ (actos de violência sistemática entre os alunos das escolas).
“As crianças e jovens podem estar envolvidos de uma forma pró-activa, e é essa a missão da nossa associação, mostrar-lhes que eles podem ser muito eficazes na solução. As crianças, além de diagnosticarem mais facilmente do que nós e podem interferir directa ou indirectamente”, afirmou Paulo Costa, presidente da AABCJ.
Durante cinco dias, os jovens são desafiados a realizar várias actividades desde teatro de sombras, a debates sobre a explicação do conceito e o que fazer para combater o ‘Bullying’, passando por um teatro de fantoches e a apresentação do livro ‘Bullying- Cheque Mate’. A publicação visa incentivar o diálogo entre pais e filhos.


A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Mundial Anti-Bullying (20 de Outubro).
A vereadora do pelouro da Juventude da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, considerou que a problemática “tem que ser debatida, porque é transversal às crianças, aos professores, aos pais, à sociedade em geral”. A responsável acrescentou o que é preciso distinguir o que é  ‘Bullying’ de outras actividades. O ‘Bullying’ consiste em determinados comportamentos sistemáticos de agressão”.

O director do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, Jorge Amado, destacou que o combate ao problema passa por maior aposta na comunicação. “As pessoas têm de saber falar. Temos que comunicar todos para debater situações adversas, para que todos nós estejamos prevenidos de situações de violência. A prevenção faz-se educando”, considerou Jorge Amado.


A presidente da Associação de Pais da Escola Secundária Alberto Sampaio, destacou que “esta é uma das temáticas que nos preocupa” e destacou o debate organizado na escola no dia 20. “Faz todo o sentido que haja mais informação. Às vezes a falta de informação e de conhecimento do que é uma agressão esporádica ou continuada, faz todo o sentido conhecermos o que estamos a falar para melhor prevenir”, frisou Carla Silva.


A semana envolve a escola Francisco Sanches, Colégio João Paulo II, Agrupamento de Escolas de Real, o Colégio Paulo VI, a Escola Profissional de Braga, a Escola Profissional Europeia e conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário