domingo, 23 de outubro de 2016

Casa cheia em Ponte de Lima na apresentação do último livro de Paula Ruivo

ALTO MINHO

O Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) encheu para a apresentação da mais recente produção literária da escritora Paula Ruivo - “Não quero ser o que sinto…” - obra que reflete sobre a temática do bullying em contexto escolar nas suas mais variadas manifestações. O lançamento do livro, que decorreu no sábado passado, dia 15 de outubro, abriu com um momento musical, da responsabilidade de alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Ponte de Lima.

Seguiu-se a leitura alternada de excertos da obra por professores e estudantes da Escola Secundária de Ponte de Lima, que permitiu aos presentes o entrosamento com as personagens da história.


Em intercalação com os cinco textos lidos, procedeu-se a uma análise informal do livro. Ana Carneiro, diretora da BMPL, destacou a relevância e a atualidade temáticas de “Não quero ser o que sinto…”, sublinhou a escrita fluída, acessível e estimulante da autora, realçou a completitude da narrativa que da à conhecer o bullying sob a perspetiva das vítimas, dos agressores e das testemunhas e aplaudiu a dedicação e a coragem da escritora que saiu da sua zona de conforto - a literatura infantil - para tratar de um assunto de grande complexidade. 

Um dos momentos mais emotivos do evento, que contou com a presença do Dr. Paulo Sousa, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ponte de Lima, resultou da adaptação musical de um poema composto por Paula Ruivo, com o título homónimo da obra, que enterneceu os presentes.

A pertinência do tema e a noção de que a escola deve fomentar o respeito pela heterogeneidade e pela individualidade dos alunos, apostando em ações de prevenção e de intervenção em sala de aula, ou em qualquer outro espaço educativo ou recreativo, levaram a escritora Paula Ruivo às Bibliotecas Escolares de Ponte de Lima para apresentação e debate em torno da sua mais recente criação literária.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Ponte de Lima ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário