A pouco mais de três semanas do Enem, estudantes e professores acirram os debates dos prováveis temas da prova de redação deste ano. Para quem espera estar preparado na hora de escrever o texto, é preciso ficar atento a assuntos debatidos ainda no primeiro semestre, quando os examinadores elaboram as questões.
No Colégio Bernoulli, apontado no último ranking do exame como a sexta melhor escola do país, o professor Rafael Guisoli tem alguns palpites. Segundo ele, o Enem segue uma tendência na abordagem de leis debatidas no Brasil ao longo do ano e, em 2016, quatro temas chegam fortes: bullying, acessibilidade, acesso à cultura e estética.
“No primeiro semestre, se falou muito do programa de combate à intimidação sistemática, uma lei sancionada pela então presidente Dilma para identificar e combater o bullying nas escolas. É um assunto muito próximo do aluno e tem boas chances de ser cobrado”, afirma Rafael Guisoli, que dá aula de redação há dez anos. Na avaliação dele, outros temas possíveis são a passagem das Paralimpíadas e a lei de inclusão da pessoa com deficiência.
A obrigatoriedade da disciplina arte no ensino fundamental e a proliferação de dietas ganharam repercussão no 1° semestre e podem ser temas da prova
O candidato deve manter atenção não só aos problemas pedidos na prova, mas também a possíveis soluções. Isso porque um dos pontos cobrados é a proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. “Um desenvolvimento coeso passa pela solução”, acrescenta o professor.
Ritmo
Com a ansiedade pela chegada do dia decisivo, é comum que os vestibulandos aumentem a carga de estudos. A estratégia, porém, não é a mais recomendada. Supervisora de redação no Coleguium, Hellen Brandão, aconselha o aluno a manter um ritmo mais cauteloso. “Se acalmar é uma preparação para a prova, que exige do candidato boas condições físicas e psicológicas”, diz. 
No colégio – que obteve média de 848 pontos na redação, garantindo a melhor colocação no Estado – é prática comum levar os estudantes para fins de semana de lazer, com atividades interativas.
Davi Oliveira
Davi Oliveira, aluno do ensino médio
Aluno do 3º ano da instituição, Davi Oliveira, de 17 anos, tem seguido a rotina à risca. Acostumado a estudar sozinho por cinco horas diariamente, o estudante reduziu a maratona para três. Faz duas redações por semana e aproveita o tempo livre para assistir documentários. Ele, que espera conseguir uma vaga nos cursos de química ou engenharia química da UFMG, sabe a importância da redação. 
“É a nota que mais varia e pode me destacar. Junto com matemática, foi o conteúdo que mais valorizei durante os estudos ao longo do ano”, conta. (Colaborou Mariana Durães).
Simulado on-line está disponível para estudantes de todo o país até domingo
Os estudantes que participarão do Enem podem aproveitar os próximos dias para dar uma reforçada nos estudos e testar os conhecimentos em um simulado on-line. A plataforma chamada Hora do Enem ficará disponível na internet até domingo. Nesta semana, muitas escolas emendam o feriado de Nossa Senhora Aparecida com o Dia dos Professores, que fica conhecida como “semana do saco cheio”. Este é o quarto e último simulado antes do Enem.
 
O teste está dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são provas longas, o recomendável é que sejam feitas em dois dias, assim como ocorre no Enem. É obrigatório fazer o exame do primeiro dia antes da prova do segundo.
Depois do teste, os estudantes terão acesso a um ranking para comparar o desempenho com os outros candidatos que buscam a mesma universidade ou curso. As provas do Enem estão marcadas para 5 e 6 de novembro.
A plataforma Hora do Enem pode ser acessada por computador, smartphone ou tablet. Além do simulado, também é possível acessar boletins de notícias com informações sobre o Enem, programas de TV com dicas e conteúdos, questões resolvidas e comentadas e uma plataforma de estudos personalizada com planos específicos, exercícios e simulados on-line.
Agência Brasil