sábado, 29 de outubro de 2016

A Mensagem Positiva de Koe no Katachi – Rie Saito | Entrevista

Por António Costa

Koe no Katachi (também conhecido por A Silent Voice), o recente filme de anime que aborda a surdez de uma estudante de liceu, e o bullying com que ela lida, foi um sucesso crítico e comercial no Japão. Mas o que é que a comunidade surda pensa sobre o filme?
Para descobrir, a Buzzfeed Japan sentou-se com Rie Saito – uma membro proeminente da comunidade surda em Tóquio.
Saito tem 32 anos, ficou surda com 1 ano devido a uma meningite, lançou um livro e uma série de televisão sobre o trabalho dela como anfitriã num clube de Tóquio em 2010, e agora faz parte do parlamento, representando a secção de Kita em Tóquio.
“Sinto que este filme deveria ser visto tanto por educadores como por crianças. Não só porque serve para compreender melhor a surdez, mas também para ajudar a reduzir o bullying. As personagens deixam um impacto muito forte”

Quando lhe perguntaram se ela lidou com bullying semelhante ao que apareceu no filme, Saitorespondeu que apesar de alguns colegas acharem, na escola primária, a forma dela falar estranha e a tratarem por “alien”, o que ela experienciou não foi tão mau como no filme, e a maior parte das pessoas à volta dela foram extremamente boas.

A Mensagem Positiva de Koe no Katachi - Rie Saito

No fim da conversa, Saito falou ainda de um aspeto único que viu nos cinemas: muitas das exibições tinham legendas em japonês para pessoas surdas. Acrescentou que estava “profundamente agradecida” pelas legendas, mas que ainda assim considerou que devia ter sido colocado o alfabeto fonético para crianças que não conseguem ler kanji.
Koe no Katachi, realizado por Naoko Yamada da Kyoto Animation, saiu no mês passado no Japão, e é baseado na manga da Yoshitoki Oima.


Mais informações sobre o filme em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário