sexta-feira, 14 de outubro de 2016

João Só dedica-se à prevenção do bullying

O cantor vai lançar um novo projeto, que conta com o prefácio de Nuno Markl.


POR NOTÍCIAS AO MINUTO

‘Deixa o Bullying Só!’ é o novo projeto de João Só, que conta com o prefácio de Nuno Markl, desenvolvido em parceria com a Betweien, Lda.

Segundo o comunicado, o cantor pretende alertar e prever o bullying na escola.
Este livro é especialmente direcionado para os alunos do terceiro ciclo e inclui quatro histórias, retratadas em banda desenhada, que exploram a realidade do bullying no contexto escolar, sob quatro diferentes perspetivas: A do agressor, a da vítima, a das testemunhas - que optam por adotar uma posição de neutralidade - e a virtual, com um caso de cyberbullying.
O objetivo do projeto passa, também, por transmitir a mensagem de que todos os elementos da comunidade escolar, nomeadamente os alunos, são responsáveis e têm um papel a desempenhar na prevenção e na denúncia de casos de bullying.
O projeto inclui quatro hinos contra o bullying, desenvolvidos por João Só e inspirados nas histórias de banda desenhada, e também as letras das canções. Para cada uma das apresentações do projeto, o cantor, previamente auxiliado pelos dados facultados pela escola ou município, comporá a letra e a música de um hino personalizado, com a pretensão de que o mesmo possa vir a simbolizar a luta daquela comunidade escolar ou do município contra o bullying.
"A música faz parte da minha vida desde que me lembro e já aprendi muita coisa através dela, mas não é há muito tempo que tenho o privilégio de poder usá-la para agir sobre questões importantes da sociedade", refere o artista na nota introdutória da publicação, prosseguindo:
"O bullying é, sem sombra de dúvida, uma questão de valor central nos dias que correm. É preciso falar sobre o que faz tantas crianças e jovens sofrer, é preciso abrir os olhos de quem não vê".
De salientar ainda o prefácio escrito por Nuno Markl, companheiro de João Só em alguns projetos televisivos e radiofónicos, ele próprio vítima de bullying: "Somos todos humanos e é coisa humana o desejo legítimo de sobressair, marcar território, vencer as nossas frustrações secretas pessoais. Fazê-lo às custas do sofrimento de outros é demanda desprovida de valor e mérito – é só revelador de um profundo medo. Um terror de seguir a rota que, aparentemente, dá mais trabalho: A da bondade, da solidariedade, da empatia. Que não são conceitos pirosos. Pelo contrário, não há nada mais fixe do que tentar ser um tipo fixe".
Este projeto beneficia ainda de uma parceria estratégica com a associação Anti-bullying Crianças e Jovens, que resultou na abertura de um Centro de apoio online, um serviço complementar ao projeto, absolutamente gratuito, que visa ser, essencialmente, um contacto de ajuda para todos os intervenientes num comportamento agressor.
A apresentação de ‘Deixa o Bullying Só’ decorrerá no próximo dia 18 de outubro, pelas 14h30m, na Colégio Oriente (Sacavém), precisamente na semana em se assinala o Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado no dia 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário