quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ronda escolar derruba em 50% as ocorrências em Dourados


Dourados Agora/NG
Flávio Verão

O número de registros de boletins de ocorrências nas escolas públicas de Dourados caiu mais de 50% nos dois primeiros meses letivos desse ano. Estatística da Guarda Municipal revela que em fevereiro e março de 2013 foram registrados 34 ocorrências contra 71 no mesmo período do ano passado.

A redução de ocorrências pode estar relacionada ao ampliamento de rondas realizado pela Guarda. Desde fevereiro a guarnição colocou mais carros nas ruas e aumentou o efetivo de agentes. Bares próximos das escolas também passaram a ser vistoriados, a pedido dos diretores de escolas e as medidas parecem ter dado certo.

O diretor de operações da Guarda, Ademir Martins, explica que a maioria dos boletins são relacionados a vias de fato, briga entre estudantes, e grande parte dos casos são resolvidos na própria escola, por meio do diálogo. Outros são encaminhados ao Conselho Tutelar e à Delegacia do Menor.

“Em muitos casos ainda conseguimos intermediar e, junto ao conselho da escola, resolvemos o conflito entre os alunos, porém nos casos considerados de maior gravidade encaminhamos direto para o Conselho Tutelar”, diz Ademir Martins.

De acordo com ele, o número de rondas nas escolas também aumentou. Foram em média cerca de 500 visitas entre fevereiro e março do ano passado contra 528 nesse ano. Durante todo o ano de 2012, a Guarda fez 12.977 visitas em escolas e fez 585 boletins de atendimento e 61 encaminhamento de casos para o Conselho Tutelar ou para as delegacias de polícia, por se tratar de crime, infração ou medida de proteção à criança.


Aprovação
A comunidade escolar aprova a presença da Guarda com maior frequência, uma garantia de segurança para alunos e funcionários das instituições. O eletricista Pedro Marques tem dois filhos em uma escola municipal da cidade. Ele diz que a presença dos agentes é importante principalmente no trabalho de prevenção. “A gente ouve falar de tanta briga e drogas entre os jovens e a presença da Guarda com certeza inibe esse tipo de problema dentro das escolas”, disse ele. “Esses dias minha filha mais nova contou sobre uma palestra da Guarda, achei muito importante esse tipo de trabalho”, conta o pai.

E realmente a ação da Guarda Municipal não se restringe a fiscalização. Por meio de um projeto educativo, os agentes levam aos alunos palestras em diferentes temáticas, como drogas e violência, por exemplo. Além dos trabalhos internos, as imediações das escolas também passaram a receber maior atenção, de combate a aglomeração de pessoas.
Segundo o comandante da Guarda, João Vicente Chencarek, todas as medidas implantadas junto às escolas tem como objetivo coibir qualquer tipo de violência. “É um trabalho preventivo que a cada ano estamos fortalecendo e os números mostram que nosso trabalho tem dado certo, que estamos no caminho correto”, disse o comandante. Ainda nesse semestre ele pretende reunir os diretores de escola, a promotoria da infância do Ministério Público e demais entidades para avaliar as ações de prevenção e combate a violência nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário