terça-feira, 16 de abril de 2013

Comandante diz que pesquisa sobre violência nas escolas esta defasado

Aislan Henrique
jornalismo@patosagora.net




A cidade de Patos de Minas foi apontada em um mapeamento realizado e divulgado pelo Jornal Estado de Minas como a cidade onde há mais violência registrada nas escolas. A publicação saiu na manhã desta quinta-feira e os números se referem ao ano de 2010. O comando da Polícia Militar de Patos de Minas realizou uma coletiva de imprensa nesta tarde para esclarecer os dados e divulgar que essa pesquisa não traduz a realidade atual do município. 

A publicação informa que em 2010 as escolas de Patos de Minas apresentaram a maior taxa de violência do estado de Minas Gerais, com 267,2 ocorrências para cada grupo de 100 mil estudantes. O segundo lugar do ranking foi ocupado por Juiz de Fora com taxa de 180 ocorrências para 100 mil estudantes. De acordo com o Comandante Cel. Elias Saraiva, os números que se referem ao ano de 2010 estão corretos, mas desde aquele ano os registros diminuíram significativamente. Em 2011 foram registradas 222 ocorrências em escolas e no ano de 2012 o número diminuiu mais de 50%, tendo sido registradas 113 ocorrências. O Ten. Cel. Da Polícia Militar, Roberto Campos, explicou que existem 56 escolas no município, entre municipais, estaduais e particulares, o que significa que em 2012 a média foi de 02 ocorrências por escola em todo o ano. Número considerado baixo pelo militar. 

O Cel. Elias Saraiva ressaltou também que as ocorrências registradas se referem a pequenos incidentes, sendo a maioria danos patrimonial, ameaças, furtos e vias de fatos. Poucos foram os casos com maior gravidade. 

Para explicar a maior incidência de ocorrências nas escolas da capital do milho, o comandante da PM falou sobre a Patrulha Escolar, que promove uma ligação direta entre os policiais da patrulha e a direção dos colégios. De acordo com o policial, as diretoras de cada escola tem o número do celular dos policiais e entram em contato direto com estes sempre que há algum incidente nas escolas. Dessa forma todo pequeno incidente vira registro policial, mesmo que a comunicação não passe antes pelo 190. Isso explica o alto índice revelado no levantamento, que demonstra o número de boletins de ocorrência e não necessariamente o número de casos acontecidos. 


 O Ten. Cel. Campos falou sobre o trabalho de prevenção da Polícia Militar junto aos estudantes que é desenvolvido através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Em Patos de Minas o programa é aplicado em todas as escolas e também aos pais dos alunos com objetivo de conscientizar as famílias sobre os malefícios das drogas e formar cidadãos de bem. 


Fechando a reunião os policiais falaram dos problemas enfrentados pela polícia e pelos profissionais da educação com relação às crianças e adolescentes rebeldes. De acordo com eles, a realidade é que muitas famílias já não oferecem em casa a boa educação aos filhos que a sociedade espera e necessita. Dessa forma as crianças vão para a escola carentes de bons modos e os pais muitas vezes transferem essa responsabilidade de educar aos professores. Nos últimos tempos a função tem sido delegada também à Polícia Militar. O comandante da PM ressalta a importância do bom relacionamento e da boa educação adquirida em casa pelos estudantes para que o índice apresentado pelos policiais e pela publicação do Jornal Estado de Minas venha diminuir a cada ano. 


 
Autor: Íris Mota /Patos Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário