segunda-feira, 1 de abril de 2013

Aluno é flagrado fumando maconha na porta da escola em Ribeirão Preto


Promotor abre ação para investigar violência e tráfico em colégio estadual.

Instituição é a mesma em que garotas foram filmadas brigando no banheiro.


Do G1 Ribeirão e Franca

ASSISTA AOS VÍDEOS - CLIQUE AQUI

O promotor da Infância e Juventude de Ribeirão Preto (SP), Naul Felca, afirmou nessa segunda-feira (1º) que abrirá um ação civil pública para investigar os casos de violência e tráfico de drogas na Escola Estadual Professora Jenny Toledo Piza Schoroeder, na Zona Norte da cidade. Na última quinta-feira (28), um estudante foi flagrado fumando maconha encostado no muro em frente ao colégio, o mesmo em que duas alunas já haviam sidos filmadas brigando dentro do banheiro

As imagens gravadas pela reportagem da EPTV na quinta-feira mostram o garoto encostado no muro amassando um pedaço de maconha com a ponta dos dedos, enquanto outros estudantes entram na escola pelo portão sem parecerem incomodados com a situação. O jovem deixa cair um pouco da droga, recolhe do chão, coloca em um papel de seda e enrola. A equipe da EPTV tentou entrevistar os alunos, mas todos os jovens abordados se recusaram a falar.

O promotor disse que solicitará que o policiamento seja itensificado na área, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos. "A presença da polícia é uma solução imediatista. Em curto prazo surte efeitos, mas precisamos de medidas a médio e longo prazo para poder acabar com a utilização de drogas porque é o consumo que dissemina o tráfico.
Briga no banheiro
Na última quarta-feira (28), uma moradora denunciou casos de violência entre estudantes dentro da escola estadual. Um vídeo gravado pela sobrinha da mulher mostra duas estudantes se agredindo com empurrões, socos, chutes e puxões de cabelo no banheiro da instituição, enquanto são incentivadas por colegas que assistem à briga.
A dona de casa, que pediu para não ser identificada, disse que a sobrinha começou a estudar na escola em janeiro deste ano e tem relatado brigas diárias tanto em sala de aula, como no pátio. A garota também teria sido agredida e ameaçada por outros estudantes. Por isso, a família quer transferi-la para outro colégio.
A diretora regional de ensino, Simone Maria Locca, assistiu às imagens da briga no banheiro e classificou o fato como "absurdo", destacando que desconhecia a situação. Segundo Simone, uma equipe de supervisores visitará a escola para apurar os fatos e punir os responsáveis.
Polícia Militar
Em nota, a assessoria da Polícia Militar disse que o número de ocorrências registradas por porte de drogas próximo à Escola Estadual Professora Jenny Toledo Piza Schoroeder é pequeno: foram cinco casos desde janeiro. Segundo a PM, a ronda escolar é feita normalmente em todas as escolas de Ribeirão Preto. "Com relação às brigas no interior da escola, a polícia precisa ser acionada pela diretoria para poder intervir."
Menor recolhe maconha do chão enquanto prepara cigarro da droga em frente à escola em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)Menor recolhe maconha do chão enquanto prepara cigarro da droga em frente à escola em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário