segunda-feira, 15 de abril de 2013

Patos de Minas lidera índice de violência nas escolas, segundo Estado



A matéria de capa do Portal UAI trouxe nesta segunda-feira (15) uma reportagem sobre um levantamento inédito sobre a violência nas escolas.
A reportagem mostra Patos de Minas como a cidade com maior índice de criminalidade escolar em Minas Gerais. O município tem disparado a pior taxa, sendo 48 % maior do que o segundo colocado.
De acordo com a notícia, Patos de Minas registrou 267,2 ocorrências para cada grupo de 100 mil estudantes. O 2º colocado, Juiz de Fora, na Zona da Mata, registrou 180,4 ocorrências. Os dados utilizados na matéria são do Censo Escolar elaborado pelo Ministério da Educação de 2011.
A matéria traz um relato do pânico vivido por uma secretária escolar de Patos de Minas: “Os meninos começaram a berrar e a correr assustados para todos os lados, após ouvirem estampidos de tiros na porta da escola”. Ela também desabafou na reportagem: “Quando estoura um tiroteio desses na rua, a gente tranca as portas, segura os alunos e torce para ninguém se machucar”.
A reportagem mostra outras ocorrências registradas na escola. Os muros da instituição estão com uma série de pichações com assinaturas de gangues, alunos já foram flagrados usando droga na escola e diversas são as ameaças. O Patos Hoje também já fez uma série de matérias envolvendo estudantes. Um aluno foi flagrado com uma faca que seria usada para matar outro colega.
Em outra oportunidade, vários alunos foram levados para a delegacia após tentarem entrar bêbados para a sala de aula. Os professores sofrem com a criminalidade. Duas alunas danificaram os carros dos profissionais na porta da escola. Em outra ocorrência, um aluno se armou com um amortecedor de carro para agredir o professor.
Várias são as ocorrências policiais e a consequência disso é desastrosa. Muitos profissionais estão deixando de lecionar devido à falta de segurança e a qualidade do ensino fica ainda mais prejudicada. Na matéria, para mostrar o absurdo presenciado nas escolas patenses, a secretária diz que é necessário que uma patrulha fique na porta da escola 24 horas por dia.
O promotor de justiça da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicoli, informou que a criminalidade nas escolas de Patos de Minas é fato e merece maior atenção dos poderes constituídos. Segundo ele, é preciso saber a origem dessa violência, mas adiantou que está 99% ligada à questão das drogas. “O Projeto Anti Drogas, com parceria do Ministério Público, é uma forma de prevenir essa criminalidade”, afirmou.
Patos Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário