quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pedagoga do Grupo UNINTER analisa os perigos do bullying para o ambiente acadêmico

O termo está na moda. “Bullying”, anglicismo usado para definir as agressões impostas por crianças e adolescentes sobre outras no ambiente escolar, nas mais variadas formas, é um fator não apenas prejudicial à integridade e à serenidade. É também oriundo da percepção limitada do papel do educador em sala. “Os professores ainda estão demasiadamente apegados ao plano de ensino e ao tradicional sistema de ensino-aprendizagem que foca quase unicamente a transmissão do conhecimento”, afirma a Pedagoga da Educação Corporativa do Grupo UNINTER, Edna Liz Prigol.
 
Para Edna, os agressores estão em busca de poder, uma maneira de expressar força e boa percepção de si. Por sua vez, as vítimas quase sempre são tímidas, frágeis e dificilmente reagem às agressões por sentirem medo de ameaças e vergonha. “A forma como os professores tratam o bullying tende a influenciar positiva ou negativamente. Basicamente, se há falta de envolvimento, o bullying é encarado como brincadeira entre crianças e se perpetua”, esclarece.
 
A Pedagoga destaca que a violência não é restrita aos alunos. Ela se estende também aos professores e comenta que o cyberbullying também se encontra difundido. “Infelizmente, é comum que as cenas das brigas sejam postadas nas redes sociais. Por isso, creio que adotar novas técnicas psicoeducativas aplicadas aos alunos e professores, considerando características sociais, econômicas e culturais da população, é a forma de se começar a combater o bullying”, finaliza.

Sobre o Grupo UNINTER: O Grupo UNINTER tem como missão dedicar-se ilimitadamente na oferta do ensino com qualidade, levando soluções inovadoras em educação para todos os cantos do país. Atuando no mercado de educação há mais de 15 anos, o Grupo UNINTER está sediado em Curitiba (PR), com 425 polos de apoio presencial, oferecendo produtos e serviços com foco no segmento educacional. São cursos superiores de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, solução educacional para a Educação Básica e livros técnico-científicos para o Ensino Superior (tradicional e digital), além de cursos de extensão para alunos e comunidade. Com mais de 140 mil alunos atendidos pelo Grupo UNINTER, conquistou reconhecimento e credibilidade no mercado educacional. Para saber mais acesse uninter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário