sábado, 6 de abril de 2013

Alunos garantem que a Escola Estadual Augusto Ferraz não tem histórico de violência


"Há quase oito anos estudo aqui neste colégio e garanto que não existe, e nunca existiu, clima de violência dentro do ambiente escolar do Augusto Ferraz". O depoimento emocionado é da aluna Edilmara Layane, da Escola Estadual Augusto Ferraz, ao participar na noite da última quinta-feira, 4, do acolhimento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para os alunos da unidade de ensino após o incidente, na última segunda-feira, em que um aluno atingiu um professor com um tiro. A aluna fez questão de dizer que foi um caso isolado e já faz parte do passado. O objetivo da ação foi minimizar os traumas e trazer de volta a rotina normal das atividades escolares.

"As aulas voltaram normalmente desde a última quinta-feira. Nosso colégio sempre foi tranquilo. Aqui não tem histórico de violência. Aconteceu apenas um caso isolado. O clima de paz já voltou ao Augusto Ferraz. Voltamos ao trabalho, empenhados cada vez mais em garantir a segurança e o bem-estar de todos", disse a diretora do Colégio, Kátia Virgínia Santos.

Assim como Edilmara, a aluna Marcela Santos garantiu que nunca presenciou atos de violência dentro do Augusto Ferraz, localizado no bairro Industrial. "Aqui todos se dão bem: alunos, professores e servidores. Não é por causa de um ato isolado que irão manchar a imagem do nosso colégio", desabafou.

Logo após o incidente, a Secretaria de Estado da Educação vem prestando todo o apoio e solidariedade aos alunos, professores, servidores e ao professor, vítima do conflito entre os dois alunos.

O acolhimento entre os alunos foi promovido pelo Programa Escolas Promotoras da Cultura e Paz, coordenado pela Seed e integrante do Comitê de Desarmamento do Governo de Sergipe. "Foi muito importante esse nosso encontro com os alunos. Estamos demonstrando na prática que a Secretaria estará sempre ao lado dos alunos, professores e servidores", disse a coordenadora do programa, Maésia Brota. Também participou da vivência a equipe da Ronda Escolar.

A secretária adjunta de Estado dos Direitos Humanos, Selma Amorim, também participou do acolhimento com os alunos. "O respeito mútuo e o diálogo sempre irão existir. Fui professora deste colégio, conheço muito bem este ambiente escolar e nunca presenciei cenas de violência. Não é um caso isolado que irá prejudicar a imagem do Augusto Ferraz", disse.

A professora Ângela Machado, coordenadora do Programa Mais Educação, fez uma reflexão com os alunos. "Deve existir o clima de amor e paz entre todos os alunos. Todos nós somos irmãos. Nada de violência. Devemos caminhar juntos com um único objetivo: a solidariedade, a paz, o amor e a união", disse. No final, ela solicitou que todos se abraçassem uns aos outros.

Cidadania e Paz

A equipe do Programa Cidadania e Paz nas Escolas também participou do acolhimento aos alunos do Augusto Ferraz e já agendou uma nova visita à unidade de ensino. Para ele ser implantado, a escola tem que aderir ao programa, que está atualmente funcionando em 40 unidades de ensino. O programa promove palestras, oficinas e vivências nas escolas, desenvolvendo temas sobre relações interpessoais, valores humanos, bullying, drogas, depredação e prostituição infantil, preconceito racial, religioso e homofóbico, relação família/escola, violência doméstica e indisciplina.

O objetivo do programa é sensibilizar os alunos, professores e servidores, através de palestras e oficinas, da importância de combater a violência e desenvolver a cultura da paz.

Na última quarta-feira, 4,  a Seed já havia realizado acolhimento entre os professores e servidores da escola. A psicóloga do Programa Qualivida, Elenrose Paesante, esteve reunida com a comunidade e todos puderam externas suas emoções, opiniões e sugestões.

Combate à Violência  

O Governo de Sergipe, por meio da Seed, vem intensificando os programas de combate à violência nas escolas e estimulando a cultura da paz entre a comunidade escolar. Além do Cidadania e Paz, os programas Salve e Escolas Promotoras da Cultura da Paz são ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação para estimular a cidadania, disseminar a cultura da paz e combater a violência. O Escolas Promotoras da Paz vem sendo desenvolvido em 18 unidades da rede estadual de ensino e tornou-se uma referência no país no combate à violência nas escolas. Ele foi elaborado pelo Comitê Sergipano pelo Desarmamento e a Favor da Vida, instituído pelo Governo de Sergipe.

O projeto leva às escolas diversas atividades, a exemplo de peça teatral, música e dança. O objetivo é chamar a atenção dos alunos para a cultura da paz. A Seed optou por trabalhar com manifestações artísticas, como o teatro, a dança e a música, a fim de atrair o aluno e conscientizá-lo da importância de combater a violência. A peça teatral intitulada Desarme-se vem sendo apresentada nas escolas.

 "A gente deve se armar de amor ao próximo, paz, solidariedade, carinho, afeto, união e irmandade", disse a secretaria adjunta dos Direitos Humanos, Selma Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário