domingo, 31 de julho de 2011

A VIOLÊNCIA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ARAPUTANGA – MT

SILVA, Liane Teodoro da1 PORRUA, Marcelo2

A pesquisa teve como objeto de estudo a violência e a violência escolar,
evidenciadas no contexto de fora (âmbito escolar) e dentro das aulas de Educação
Física Escolar, na rede de Ensino do município de Araputanga – MT. A abordagem
investigava as concepções, valores e atitudes dos professores diante desta
temática. A violência hoje esta tão entranhada no nosso dia-a-dia que falar dela
tornou-se algo tão comum quanto natural e no âmbito escolar não é diferente. E foi
sobre constatação que conduzimos nossa pesquisa. No primeiro capítulo abordamos
a relação entre a Educação Física e a Violência: Afastamentos e Proximidades,
neste contexto entraram o histórico da Educação Física: seus nortes, O papel das
Políticas Públicas para a Educação Física (PCN’s), O papel da Educação Física na
escola, O papel do professor (Código de Ética do CREF), as origens da Violência, a
Violência Institucionalizada, a Violência Social, a Violência Escolar (contendo o
bullying). No segundo apresentamos o capítulo metodológico onde se incluiu a
natureza da pesquisa aplicada, sua abordagem foi qualitativa, quanto aos seus
objetivos foram exploratória e descritiva, com relação aos instrumentos utilizou-se a revisão bibliográfica e questionário, demonstrando os sujeitos da pesquisa e seu
lócus e também os procedimentos utilizados. No terceiro capitulo analisamos as
informações obtidas através do questionário como principais respostas: percebemos
que 37,5% dos professores tratam a violência num aspecto mais amplo julgando ser
um problema da sociedade sem especificar ou deixar claras suas causas, nos
deparamos também com uma unanimidade: 100% dos professores atribuem à
violência em geral à falta de educação familiar e ausência da família. Observamos
que 50% dos professores dizem que às vezes se envolvem em conflitos em suas
vidas pessoais, com isso verificamos que 87,5% dos professores frente a uma
situação real de violência física entre seus alunos durante sua aula reagem
interferindo na situação procurando entender e conciliar os ânimos, também
constatamos que frente a uma hipotética situação de preconceito e discriminação
em sua aula 87,5% dos professores afirmam que não interferem nela. Verificamos
que 62,5% dos professores afirmam que seus alunos relatam com freqüência
situações de violência, sendo as mais comuns: a violência familiar. Percebemos que
37,5% dos professores afirmam ter sofrido algum tipo de violência. Assim
observamos que 50% dos professores acreditam na existência do bullying na escola,
devido a fatores sócio-econômico ou cultural. Desta forma, percebemos que cabe à
Educação Física, enquanto componente curricular do Ensino Básico, não apenas
garantir ao educando o acesso positivo aos bens que as reflexões e práticas
corporais trazem. Sua missão vai além, portanto cabe ao professor de Educação
Física ser o mediador, que prepara o aluno verdadeiramente para a cidadania no
seu aspecto mais amplo, que é o de acesso aos direitos fundamentais da pessoa
humana. Principalmente aqueles que deixam de ser garantidos pela violência.

1 Acadêmica do Oitavo Semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física – FCARP.
2 Professor Mestre do Curso de Licenciatura em Educação Física – FCARP.


Palavras-chave: Educação Física. Professor de Educação Física. Violência Escolar.

Fonte: Fcarp.edu.br

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