quinta-feira, 21 de julho de 2011

Programa antibullying será implantado nas escolas municipais

Em reunião na tarde desta segunda-feira, o prefeito municipal Airton Lângaro Dipp anunciou oficialmente a implantação de uma política pública de combate à prática do bullying nas escolas do município de Passo Fundo.

Na oportunidade, o chefe do Executivo anunciou o nome do economista e doutor em Sociologia, Ginez Leopoldo de Campos, como o coordenador do Programa Municipal de Combate a Violência e de Redução do Comportamento Agressivo no Ambiente Escolar – Diga não ao Bullying.

Dipp explicou que esse novo programa será executado pela Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Educação, sendo que uma equipe multidisciplinar será efetivada com técnicos das duas pastas para um projeto piloto. Ele salientou que essa política é embasada num projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

- O município de Passo Fundo é primeiro do interior do Estado a propor e aprovar uma lei municipal de combate ao bullying. Portanto, temos agora o compromisso de implantar e operacionalizar um programa eficiente – diz ele.

De acordo com o coordenador do Programa “Diga não ao Bullying”, professor Ginez Leopoldo, a questão da violência nas escolas tem sido objeto de preocupação da comunidade escolar em todo o país, inclusive em Passo Fundo. Segundo ele, é preciso urgentemente criar formas de intervenção interdisciplinar com o auxílio de profissionais das áreas da Educação, Ciências Sociais e Jurídicas, e da Saúde, visando discutir e propor soluções para o problema.

Sobre a proposta do programa, ele explicou que ela é relativamente simples e de baixo custo, podendo ser incluída no cotidiano das escolas, inserindo-as como temas transversais à serem debatidos e refletidos com a comunidade escolar.

- Um dos objetivos principais do programa, além de reduzir a prática da violência dentro e fora das instituições de ensino do nosso município, é de orientar as vítimas e os autores do bullying e seus familiares, oferecendo-lhes o apoio técnico e psicológico necessário, de modo que possamos garantir a recuperação da auto-estima das vítimas e a minimização dos eventuais prejuízos no desenvolvimento escolar - afirma.

Fonte: Clic RBS Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário