segunda-feira, 11 de julho de 2011

PAZ NA ESCOLA: SECD promove reunião com orientadores para discutir tema

A intenção é definir estratégias para diminuir os índices de violência nas escolas Ascom/Secd Na manhã desta sexta-feira (03), 60 orientadores educacionais estiveram reunidos na Videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, com o intuito de discutir estratégias para diminuir os índices de violência nas escolas. A ação foi realizada pela Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos – SECD.

No encontro, foi realizada uma oficina de relações interpessoais reforçando a função do orientador e o planejamento de ações para implantação de uma cultura de paz nas escolas. Também foi debatido o tema Bullying e a importância da aquisição de novas estratégias de intervenção quanto às situações de violência entre alunos.

“A Secretaria de Educação tem se preocupado com a questão da violência nas escolas e por isso estamos buscando novas estratégias para disseminar a cultura de paz nas instituições de ensino. Também entendemos que este é um trabalho que deve ser desenvolvido de forma integrada entre escola e comunidade”, destacou Madalena Moraes, chefe da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar.

No evento, também foram realizados trabalhos em grupos e dinâmicas sobre o assunto tratado. O encontro com orientadores será mensal. Lidiane Ferreira, orientadora pedagógica da Escola Estadual Euclides da Cunha falou sobre a importância do evento. “Acho extremamente importante a Secretaria de Educação estar se preocupando com esta problemática existente nas escolas. Discutir o tema é fundamental para encontramos soluções para esta questão”, disse.

Justiça comunitária
Além dos encontros com os orientadores educacionais para buscar estratégias de atuação, a SECD também desenvolve nas escolas o projeto Justiça Comunitária, em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR), que busca mediar relações entre pessoas afetadas por conflitos e dar assistência à comunidade usando da prevenção e resguardando os adolescentes da violência dentro e fora da escola, como o Bullying, pedofilia e agressões de grupos.

O Programa funciona na modalidade de orientação aos alunos, por meio de palestras que alertam sobre violência nas escolas, além de oferecer atendimento do TJ/RR, com mediadores e profissionais da área da educação, capacitados pelo Tribunal de Justiça.

Atualmente as escolas que possuem o Programa são Ana Libória, São José e Lobo D’Almada e deverá ser ampliada em breve para outras instituições de ensino, primeiramente para a Escola Elza Breves e Tancredo Neves.

Fonte: Roraima Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário