quinta-feira, 28 de julho de 2011

Estado de Alagoas institui Dia de Combate ao Bullying nas escolas

O Governo de Alagoas instituiu o 7 de abril como o Dia de Combate ao Bullying nas escolas da rede pública estadual. A medida, institucionalizada por meio da Lei Estadual 7.269, foi publicada pelo governador Teotonio Vilela Filho no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (26) e envolve a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos na promoção de ações de prevenção desta prática, que consiste em agressões físicas e verbais entre estudantes.

Segundo a lei, as ações deverão ser iniciadas uma semana antes do dia 7 de abril. Neste período, intitulado Semana de Combate ao Bullying, as duas secretarias e as unidades de ensino realizarão palestras, seminários e mesas redondas sobre o tema. Além disso, as escolas farão uma abordagem acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enfatizando a importância da proteção integral a esse público.

A superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino da SEE, Ângela Costa, ressalta a importância da lei para a formação de cidadãos conscientes e solidários. “Esta lei se agrega às ações que estamos planejando para o programa Geração Gentil, onde trabalharemos o respeito mútuo, a tolerância e a integração entre os estudantes nas escolas”, adianta.

Trabalho contínuo

As escolas da rede pública estadual elogiaram a iniciativa da criação de um dia de combate ao bullying. Para os educadores, a medida fortalece um processo de conscientização que já existe em algumas unidades de ensino.

É o caso da Escola Estadual Pedro Teixeira de Vasconcelos, no bairro do Feitosa, onde as ações tiveram início a partir de uma demanda dos próprios estudantes. A diretora adjunta da unidade, Radjane Batista, conta que alunos vítimas de bullying por parte de seus colegas procuraram a direção em busca de ajuda para o problema.

A partir desta necessidade, a escola promoveu palestras sobre o tema e desenvolveu projetos que promovem a integração dos alunos entre si, como também a maior aproximação dos estudantes com a escola, família e comunidade.

“Passamos a trabalhar o tema em sala de aula e desenvolver atividades onde os alunos interagem entre si. Vamos mostrar a importância do espírito de equipe, do trabalho em grupo, e acreditamos que, a partir do momento em que cada um conhecer melhor o outro, ninguém irá denegrir o seu colega”, destaca Radjane.

Uma das ações que visa fortalecer essa aproximação ocorre na próxima semana, com um projeto multidisciplinar sobre a conservação do meio ambiente. As atividades serão promovidas no período de 3 a 5 de agosto e todas as turmas apresentarão trabalhos e pesquisas alusivas a assuntos como coleta de lixo seletiva, poluição sonora e reciclagem.

“Quando falamos de meio ambiente, não se trata apenas da natureza, mas de um meio ambiente como um todo, o que inclui a escola, o nosso bairro e a própria comunidade. E se trabalharmos a necessidade de termos um ambiente saudável, teremos uma convivência melhor em todos os sentidos”, explica.

Caminhada

A Escola Estadual Geraldo Melo, no conjunto Graciliano Ramos, também desenvolve a temática do combate ao bullying em ações diversificadas: a unidade de ensino discute o tema em reuniões com os pais, projetos multidisciplinares com os alunos e eventos envolvendo escola e comunidade.

O diretor Nilson Ferreira assegura que, atualmente, não existe bullying na escola. “Não temos mais brigas entre os alunos e os pais destacam que o comportamento dos filhos também melhorou em casa. Isto é consequência de um trabalho constante”, fala o diretor.

Dentre as ações empreendidas pela escola, está a abordagem do tema em atividades das disciplinas de Educação Física, Português e Inglês. Além disso, os alunos participam de pesquisas onde entrevistam vítimas e protagonistas de bullying e, no primeiro dia de aula, assinam um contrato onde estabelecem regras do que é e não aceitável na convivência escolar.

Um projeto que sintetiza os resultados obtidos com estas ações é a Caminhada da Amizade, onde professores e alunos percorrem a vizinhança expondo trabalhos, faixas e cartazes que abordam valores para a promoção de uma boa convivência em sociedade.

“Trabalhamos sentimentos como solidariedade, igualdade e tolerância, promovendo a integração entre a escola e a nossa vizinhança. Esta é a terceira edição do evento, que teve início em 2009”, lembra Ferreira.

Agência Alagoas

Fonte: O Jornal Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário