sábado, 16 de julho de 2011

Protegendo nossas crianças do bullying

A palavra BULLYING é de origem inglesa e significa 'valentão' e atualmente tem modificado a rotina nas escolas. O BULLYING foi por muito tempo classificado como a prática de atribuição de apelidos pejorativos às crianças, de aspecto exclusivo escolar. No entanto o conceito é mais amplo, a prática do BULLYING consiste na combinação entra a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, como escolas, trabalho e até mesmo entre vizinhos. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.

Pensando nisso, o vereador Renato Cezar apresentou em sessão plenária um Projeto de Lei dispondo sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas e privadas de educação básica do município de Vassouras. 'Pretendemos desenvolver planos locais para prevenção e conscientização com as equipes pedagógicas em todas as escolas, públicas ou particulares, de Vassouras', ressalta Renato Cezar.

Os objetivos principais do projeto são a prevenção e combate a prática do bullying nas escolas; a capacitação dos docentes e da equipe pedagógica para a realização das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema além da orientação dos envolvidos em situação de bullying visando à recuperação da auto-estima, ao pleno desenvolvimento e à convivência harmônica no ambiente escolar. Através do projeto também é proposto envolvimento da família no processo de construção da cultura de paz nas unidades escolares.

O projeto determina que as escolas públicas e privadas de educação básica do município deverão incluir em seu projeto pedagógico medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar. São exemplos de bullying: acarretar a exclusão social, subtrair coisa alheia para humilhar, perseguir, discriminar, amedrontar, destroçar pertences, instigar atos violentos, inclusive utilizando-se de meios tecnológicos.

Para o vereador Renato Cezar, se bem aplicadas, e envolvendo toda a comunidade escolar, as medidas adotadas pela escola para o controle do bullying contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade. 'É fundamental que se invista numa formação de qualidade para as crianças vassourenses. Este projeto reforça o fato de que jamais devemos faltar com respeito ao nosso próximo', disse.

Fonte: Panorama Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário