quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bullying é tema de capacitação de educadores da Paulo Bandeira

Visando discutir sobre o bullying, tema que entrou na ordem do dia da educação no Brasil, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), reuniu no Benedito Bentes, professores e funcionários da escola Paulo Bandeira para uma capacitação visando facilitar a identificação de sinais do problema na sala de aula e a abordagem adequada. O assunto envolve meninos e meninas, principalmente em fase escolar, em grupo ou individual, sem motivação evidente, causando intimidação por meio de agressão física, verbal, intencional e repetitiva.

Para a diretora da escola Paulo Bandeira, Avanir Rodrigues, esse tipo de comportamento no ambiente escolar não deve ser ignorado, por isso a iniciativa de realizar a palestra, para que os profissionais possam neutralizar esta má conduta, ajudando as vítimas.

A professora Cássia Cristina destacou que é necessário ter um olhar especial para o agredido e para o agressor, evitando que a situação não volte a se repetir. Ela falou também sobre a importância da assistência psicológica nas escolas publicas, principalmente para esse tipo de episódio.

De acordo com a psicopedagoga do Núcleo de Estudos da Diversidade da Semed (Nudise), Giovanna Chaves, quem já praticou bullying é porque já sofreu. Ela explica que, hoje em dia, o problema é muito comum. Giovanna acrescenta que, embora as pessoas tenham a liberdade de falar o que pensam, não têm o direito de expor o cidadão ao constrangimento.

Ela esclarece que muitos educadores não sabem distinguir o que é bullying de outros tipos de violência, mesmo sendo um comportamento praticado em qualquer tipo de ambiente, começando pelo familiar e se repetindo no ambiente escolar. Pesquisas realizadas em 2009 dão conta de que 70% dos estudantes presenciaram agressões entre colegas dentro da sala de aula.

No mesmo dia, os educadores participaram de uma palestra sobre a orientação sexual para Estudantes da Educação de Jovens e Adultos(EJA). Na oportunidade, a psicopedagoga Giovanna Chaves respondeu as dúvidas e curiosidades mais freqüentes do publico.

por Janaína Farias/Semed

Fonte: Aqui Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário