sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cine Solidário inova com a apresentação da peça BULLYING

Empurrões, risadinhas e apelidos pejorativos podem ser comuns na convivência entre crianças e jovens. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos pais, alunos e até professores, está longe de ser inocente. Atitudes hostis como essas inspiraram a Cia Atores de Mar´ a desenvolver o espetáculo, baseado em acontecimentos reais, que leva o mesmo nome dado a tais práticas: Bullying. Na quarta-feira (29), o projeto Cine Solidário resolveu inovar com a apresentação do conjunto de esquetes teatral, no auditório da Obra Social, para um público formado por jovens, pedagogos e especialistas na área de educação.

O termo Bullying é definido basicamente como intimidação e perseguição. Mais que a tradução literal, o ato violento que muitas vezes vem mascarado na forma de brincadeira, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psicológico dos alunos e deixar marcas permanentes nas vítimas. Na plateia, alguns viram retratadas suas histórias. Monique Lopes Pimentel teve problemas, aos 13 anos, na escola onde estudava.

- Na aula de natação, um professor de educação física riu de mim na frente de todos os colegas porque quase me afoguei ao tentar nadar pela primeira vez- recorda-se Monique.

- Lembro muito bem do dia e das sensações, da vergonha que fiquei. Ele também dava apelidos aos alunos e zombava de mim porque eu me recusava a fazer aula ou voltar pra piscina. Hoje tenho 26 anos e não chego nem perto da água quando vou à praia – lamenta.

O autor e diretor da peça, Mar’Junior, enfatiza que iniciativas simples , como conscientização e esclarecimentos por parte dos pais e das instituições de ensino, podem ter um impacto decisivo.

- Nossa intenção é educar e esclarecer crianças, adolescentes e responsáveis pelas instituições que visitamos, sobre o assunto. Não podemos tapar os olhos e ignorar comportamentos de violência, seja física, moral ou psicológica, entre crianças e adolescentes- ressalta Mar’Junior , que montou a apresentação baseado nas suas experiências. Ele sofreu e também praticou Bullying na escola.

Após a encenação foi realizado um debate entre atores e o público, a partir do espetáculo. Alguns puderam relatar situações vividas e apresentar o seu ponto de vista em relação ao tema.

O Cine Solidário é o projeto do RIOSOLIDARIO que pretende, através da exibição de filmes com temáticas sociais diversas, analisar os processos de mudanças sociais por meio da visão de cineastas que atribuem ao cinema um importante papel social, como mobilizador de mudanças.

Fonte: http://riosolidario.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário