sexta-feira, 1 de julho de 2011

Polícia Municipal sensibilizou alunos sobre BULLYING

O “bullying” foi um dos pontos fortes desta campanha que decorreu ao longo do ano lectivo que agora terminou.

Por Pedro Botelho

Ao longo do ano lectivo que agora terminou, a Polícia Municipal de Ponta Delgada desenvolveu diversas actividades nas escolas do concelho, entre as quais acções de sensibilização para questões tão pertinentes como o “bullying”, abrangendo milhares de alunos.

Em Outubro de 2010, a Polícia Municipal destacou dois agentes para o patrulhamento às escolas do concelho de Ponta Delgada, ministrar acções de sensibilização, apoiar e colaborar em iniciativas das escolas ou que tinham como alvo o público escolar e até mesmo a sociedade em geral.

A equipa, constituída pelos agentes Fábio Pacheco e Patrícia Oliveira, iniciou as suas actividades com a realização de acções de sensibilização nas escolas primárias, sendo como tema o “Bullying”, ou seja a prática da violência física e/ou psicológica, de forma repetida entre alunos. Foram abrangidas por estas acções, que contaram com a colaboração da Divisão da Acção Social da autarquia, 32 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, envolvendo um total de 3.362 alunos.

Por outro lado, a Polícia Municipal esteve presente, em Abril, na Feira Vocacional da Escola B/I dos Arrifes, realizando uma acção sobre a profissão de Polícia e a importância da conclusão do ensino secundário. Aliás, a mesma acção repetiu-se em Maio, em colaboração com o Centro Social e Paroquial da Fajã de Cima, na iniciativa “Feira das Profissões”.

No Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, a Polícia Municipal de Ponta Delgada montou um stand no centro histórico da cidade, no qual as crianças do concelho tiveram oportunidade de conhecer - “brincando” - alguns meios policiais. Actividade que se repetiu, de resto, a 7 de Junho, na Escola B1/JI Livramento 2, com a colaboração da respectiva Associação de Pais.

Estas últimas actividades abrangeram 3.457 crianças e jovens do município.

Refira-se, entretanto, que ao longo de todo o ano lectivo foi solicitado apoio à Polícia Municipal para a realização de iniciativas desenvolvidas pelas escolas e por outras instituições públicas e privadas.

A Polícia Municipal de Ponta Delgada deu, ainda, apoio a iniciativas que visaram a promoção a práticas desportivas e de estilos de vida saudáveis (caminhadas, passeios, maratoninhas), actividades culturais (corsos de carnaval e Dia Mundial do Livro Infantil), bem como a acções de sensibilização, como o Dia Mundial dos Cegos e Amblíopes de Portugal, as quais abrangeram um total de 2.394 cidadãos.

Foi a partir de Janeiro deste ano que a Polícia Municipal passou a estar presente junto às passadeiras de alguns estabelecimentos de ensino do concelho, com o objectivo de garantir a segurança dos alunos, pais e demais peões.

Ainda ao longo do ano lectivo que agora chegou ao fim, os agentes da Polícia Municipal realizaram ações de sensibilização nas escolas, visando temas tão diversos como ambiente, regras de segurança, dependências, segurança na Internet, regras de segurança pessoal e primeiros socorros, abrangendo um total de 1.268 alunos.

Mas a actividade da Polícia Municipal de Ponta Delgada nos establecimentos de ensino do concelho não se ficou por aqui. Foram ainda realizados patrulhamentos junto dos estabelecimentos de ensino. Os agentes permaneciam cerca de uma hora no perímetro escolar e contactavam com os coordenadores de cada escola para relatar eventuais situações irregulares ao nível das edificações ou da intrusão, elaborando, posteriormente, um relatório com a informação recolhida. Neste caso concreto, foram abrangidas 19 escolas.

Por último, em Maio foi lançado, às escolas, o desafio “Brincando Reciclando”. Aqui, a Polícia Municipal pretendeu incentivar os alunos para a recolha e separação selectiva dos resíduos. Esta iniciativa culminou com a recolha de 2 toneladas de papel para reciclar. Das 15 turmas participantes, com total de 258 alunos, a vencedora foi a 39 do Pré-escolar da Escola B1/JI Dr. Linhares Furtado, na Fajã de Baixo, que recolheu 716 quilos de resíduos e recebeu como prémio uma visita ao Observatório Astronómico de Santana.

Fonte: Jornal Diario de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário