domingo, 7 de maio de 2017

A prática de bullying nas escolas brasileiras

Bullying não é brincadeira. São atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos por grupos ou indivíduos.

Relativo à prática de #bullying nas escolas brasileiras, é possível afirmar que a maioria dos estudantes sofre preconceitos diariamente, tendo em vista que os professores não se sensibilizam com a causa e às vezes agridem psicologicamente as vítimas. Na língua inglesa, bullying é um substantivo do verbo bully, que tem como significado machucar ou ameaçar alguém aparentemente mais fraco para forçá-lo a fazer algo que não quer.

Jovens e adolescentes vêm sendo alvos de pessoas que têm como prazer diminuir os alunos nas redes escolares. Vergonha e tristeza definem sentimentos vividos todos os dias por vítimas de bullying. Os educadores não se importam com o estado emocional dos indivíduos que passam por tal situação, algo considerado comum em diversos tipos de ensino..

Os famosos também foram vítimas

Artistas brasileiros já confessaram ter sofrido bullying e a experiência não foi nada agradável. A atriz Alinne Moraes, que faz o papel de Diana na novela "Rock Story", contou que foi vítima de brincadeiras sem limites dos colegas de sala na época da #Escola. A atriz e apresentadora Marina Ruy Barbosa também já revelou que na sua infância era alvo de piadinhas por causa do seu cabelo ruivo e de suas sardas.

O bullying praticado pelos professores

As vítimas podem ser escolhidas pela vulnerabilidade expressa em suas atitudes, como, por exemplo, alguém que aparentemente não vai reagir ou que é fraco e vulnerável, como portadores de deficiência, gays ou lésbicas. Quando vira o alvo, a vítima é ridicularizada..
exclusão social é uma das consequências do bullying. Os próprios colegas de sala começam a dar menos importância para a vítima, classificam como uma brincadeira ou "zoação", demonstram preconceitos por alguém ter opiniões diferentes, estilos fora do comum, padrões de beleza diferenciados daqueles das propagandas. Um absurdo o tratamento que seres humanos recebem por causa do preconceito, influenciado pelas novelas, séries, filmes e as atitudes do dia-a-dia.

Guardar rancor faz mal

Se você sofre bullying, tente buscar ajuda de seus familiares, de alguém com quem possa desabafar. Bullying não faz bem para o desenvolvimento escolar e pode ter como resultado a depressão. Fuja de toda a tristeza que sente, não caia em tentativas suicidas, procure a música, arte, poesia como conforto, algo que você ame para passar o tempo. Não se esqueça de que em algum lugar você vai deixar a semente da felicidade e do amor. #Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário