domingo, 21 de maio de 2017

Câmara de Abrantes organiza Jornadas Sociais

ENTRONCAMENTO ONLINE

  
 Sob o mote dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, instituída pelas Nações Unidas, vão realizar-se em Abrantes as Jornadas Sociais, nos dias 23 e 24 de maio de 2017, numa organização da Câmara Municipal.
 
O programa de atividades decorre na sala de projeção de cinema do Edifício Millennium, no bairro residencial de Vale de Rãs, onde se concentra o projeto de intervenção social, “Bairro ConVida”.
 
As Jornadas têm por base o compromisso à reflexão e ao debate sobre o exercício da cidadania para as várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental), refletido nos objetivos do Plano Estratégico ABRANTES@2020, no Plano de Desenvolvimento Social e no Plano Municipal para a Cidadania, Igualdade de Género e Não Discriminação.
 
Os trabalhos arrancam na terça-feira, dia 23, com a abertura oficial pela presidente da Câmara e pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino. Neste primeiro dia, destaque ainda para a presença de Mafalda Ribeiro (https://www.facebook.com/ribeiromafalda), a mulher da doença dos ossos de vidro que vive agarrada a uma cadeira de rodas, mas que tem uma força de viver inigualável. Ela participará num painel sobre inclusão e cultura de paz, conjuntamente com representantes do movimento juvenil “Juventude Mariana Vicentina”. Um workshop sobre inteligência emocional, por Ricardo Cabete e uma intervenção sobre a Carrinha do Cidadão, um dos projetos vencedores do 1º Orçamento Participativo de Abrantes, que pretende percorrer as freguesias a norte do concelho, prestando o auxílio necessário às populações em diversas vertentes, completam o primeiro dia do programa.
 
Para o dia 24, destaque para um painel sobre Cidadania, Responsabilidade Social e Voluntariado, a partir do qual serão apresentados projetos como, a “Escola dos Sorrisos e do Esquecimento”, do Centro de Apoio a Idosos da freguesia de Rio de Moinhos e o projeto Coordenadas para a Cidadania Global. Incluirá uma intervenção de representante da PEGOP e do operador de turismo solidário, “ImpacTrip”. Um segundo painel terá como tema o “Impacto Social – mobilizar, partilhar e reforçar parcerias”, no qual serão apresentados os projetos Pay it Forward Portugal (em português conhecido como “Favores em cadeia”), o “Bairro ConVida” (Município de Abrantes), “Deixa o Bullying Só!”, um projeto de alerta e de prevenção do Bullying em contexto escolar, da autoria do músico João Só (que estará presente), desenvolvido em parceria com a empresa Betweien, Lda. (http://www.deixaobullyingso.com/) e a Carrinha da Cidadania.
As Jornadas culminarão com a realização de uma feira mostra sobre “Cooperação e Desenvolvimento” e com a presença no local da Carrinha da Cidadania, uma iniciativa da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade em parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Disponibiliza informação e, através dos técnicos que a acompanham, sensibiliza para o debate junto das comunidades locais sobre temas que fazem parte da sociedade atual. Questões relacionadas com saúde, qualidade de vida, combate às desigualdades, educação para a cidadania, sustentabilidade, inclusão, trabalho e crescimento económico.
 
Programa completo em: http://cm-abrantes.pt/index.php/pt/agenda/402-jornadas-sociais-agenda-2030-de-desenvolvimento-sustentavel-2
 
Fernanda Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário