quinta-feira, 25 de maio de 2017

Norte-americana de 10 anos lança marca de camiseta contra o racismo

MARIE CLAIRE

“Não importa o quão escura ou clara você é, apenas saiba que você é bonita e que sua pele não determina sua beleza”, disse Kheris Rogers, dona da “Flexin My Complexion”

Kheris Rogers, de Los Angeles, nos EUA, tem apenas 10 anos, mas acaba de tomar uma atitude poderosa. Depois de enfrentar episódios recorrentes de racismo na escola, ela decidiu combater o preconceito com uma coleção de camisetas. A marca batizada de “Flexin In My Complexion” (mostrando minha pele, em tradução livre), cuja inscrição está estampada nas peças, tem como objetivo estimular a autoconfiança de meninas negras.
Desde muito cedo, Rogers sofreu bullying dos colegas por conta do tom de sua pele e por isso precisou trocar de colégio diversas vezes. “Enfrentei muito preconceito. Na primeira série, na minha escola, só tinha eu e mais quatro crianças negras”, disse ao site Mic. “E muitas praticavam bullying porque não estavam acostumadas com o meu tom de pele. Ocorreu um incidente com uma professora uma vez, que passou uma tarefa para nos desenhar durante a aula. Na hora de pintar, ela me deu um lápis preto e não marrom. Fiquei muito triste.”

Na tentativa de aumentar a autoconfiança de Rogers, sua irmã de 22 anos, Taylor Pollard, compartilhou no Instagram uma foto sua e escreveu: “Ela tem só 10 anos, mas já é uma rainha”.  O tuite rapidamente viralizou e alcançou mais de 30 mil compartilhamentos e 84 mil likes. “Sua irmã vai dominar o mundo”, escreveu um seguidor. “Ela arrasa, é linda”, acrescentou outro.
Kheris Rogers vestindo uma das camisetas da marca (Foto: Reprodução Instagram)


As reações deixaram Rogers completamente surpresa. “Tinham muitos comentários de pessoas dizendo que amavam minha cor e meu cabelo”, disse ao Buzzfeed. Com sua autoconfiança resgatada, Rogers decidiu então se dedicar a empoderar outras meninas negras. A solução encontrada foi por meio da linha de t-shirts.
“Aos poucos, ela foi notando que era diferente. Chorava muito e dizia sempre que não gostar do tom da sua pele. Por isso, achava que só ela passava por isso, mas depois dessa repercussão notou que se trata de um problema global”, disse Pollard. “Então, ela decidiu ajudar quem se sentia mal por isso também.”

Assim que tomou a inciativa, Rogers tomou para si um lema poderoso: “Não importa o quão escura ou clara você é, apenas saiba que você é bonita e que sua pele não determina sua beleza”. No Instagram, onde já soma cerca de 22 mil seguidores, Rogers compartilha não só uma série de fotos suas, como também frases inspiradoras: “Ser negra é lindo e não vou deixar ninguém me dizer o contrário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário