sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Pais em tempos de crises: Os pais e a agressão em ambiente escolar


Mário Freire do Reconquista


Bullying é a prática de actos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, em que um ou vários indivíduos abusam da sua superioridade física sobre a vítima, sem que esta tenha provocado tal situação. As escolas são locais onde ocorrem com frequência estes tipos de agressões. Em Portugal, alguns casos trágicos já ocorreram e que foram atribuídos ao bullying. Infelizmente, esta prática existe em quase todos os países.
Há vários tipos de bullying desde a agressão física, passando pela verbal, ameaçando, chamando nomes, chantageando, levantando rumores, até à da exclusão, isolando a vítima dos restantes colegas. Há, ainda, o ciberbullying que, pelas suas características, merecerá um tratamento separado. As consequências do bullying são devastadoras quer sob o ponto de vista escolar, quer sob o ponto de vista psicológico.
"Os pais deverão, então, incentivar os filhos a partilhar os problemas que os afligem, sem fazerem demasiadas perguntas"
Que indícios poderão notar os pais para suspeitarem que um seu filho está a ser vítima de bullying? Eles podem ser variados: alterações no sono, recusa em ir à escola, falta de apetite, irritabilidade, dores de cabeça, crises de ansiedade, desejo de morrer…
Os pais deverão, então, incentivar os filhos a partilhar os problemas que os afligem, sem fazerem demasiadas perguntas, ouvindo-os, sem criticar, nem fazendo quaisquer julgamentos negativos sobre os seus comportamentos. Torna-se urgente averiguar, de maneira discreta, da veracidade dos acontecimentos, abordando o director de turma e a direcção da escola. Será apresentada com serenidade a situação, procurando encontrar-se soluções; os encontros com a entidade escolar deverão estabelecer-se, avaliando as intervenções entretanto efectuadas. Por outro lado, o aluno, com a ajuda do psicólogo escolar, deverá ser instruído, tendo em vista defender-se de situações futuras e propiciadoras deste tipo de ocorrências violentas.
Por sua vez, a escola tem sempre maneiras de prevenir ou, pelo menos, minorar estes comportamentos violentos sobre alunos indefesos e que tantos males lhes provocam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário