sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Bullying: já está em vigor a lei que combate a prática


Especialistas promovem ciclo de palestras para auxiliar educadores a cumprir legislação
Rádio Nacional do Rio de Janeiro / Repórter Rio


Seminário online capacita escolas para a nova lei Anti Bullying
Seminário online capacita escolas para a nova lei Anti Bullying Twentyfour Students/ccb
Entrou em vigor no início de fevereiro, a lei que estabelece medidas de prevenção e combate à prática de bullying. O Repórter Rio desta quinta-feira (25) conversou com o especialista em comunicação escolar e co-fundador daClassApp, Vahid Sherafat.

Vahid explicou que a  nova legislação delibera que as instituições de ensino, clubes e agremiações recreativas promovam medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com destaque às práticas recorrentes de intimidação sistemática (bullying), ou constrangimento físico e psicológico, sejam elas cometidos por alunos, professores ou outros profissionais da comunidade escolar.

As regras também valem para o cyberbullying, ou seja, à agressão sistêmica praticada via Internet (através das redes sociais, por exemplo). Quanto à capacitação de educadores, se estão preparados para ser efetiva essa atuação, Vahid acredita que é importante o papel da escola para isso. "Ainda não se sabe como fazer isso na prática ,estão buscando ações.  As escolas que não capacitarem serão punidas por não observar a lei, não observar essas capacitações". Em breve, haverá um seminário online, gratuito, para mostrar essa realidade.

"No seminário, fruto de uma série de palestras online, vai focar no relacionamento da escola com a família nessa era digital. A escola deve preparar o aluno para diversidade seja ela qual for, para composição da nossa sociedade e quando isso se concretiza as ações não passam de uma simples brincadeira apenas".

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.
 
Acompanhe o Repórter Rio de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h e de 7h30 às 8h. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 99903-5329 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.
Produtor
Fatima Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário