quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Debate sobre bullying se torna obrigatório nas escolas brasileiras

Antes tabu nas escolas, o bullying ganha cada vez mais espaço como tema de aula. Colégios apostam em estratégias diversas – de cartilhas a teatros – para prevenir e combater esse tipo de violência. Uma lei federal, que começa a vigorar nesta semana, vai obrigar todas as escolas a ter ações contra o bullying.
Além dos estabelecimentos de ensino, a nova regra vale para clubes e agremiações recreativas. Pais e professores também devem ser orientados sobre bullying – quando há perseguição sistemática, física ou psicológica, presencial ou virtual. Outra previsão é dar assistência psicológica e jurídica às vítimas e aos agressores.
Na maioria das escolas, as ações mais intensas são no ensino fundamental 2 (6º ao 9º anos), quando os alunos começam a adolescência. O Colégio Horizontes Uirapuru, em Cerqueira César, região central da cidade, usa psicodramas – pequenas dramatizações – para mostrar os efeitos do bullying aos estudantes dessa faixa etária.
“É eficiente porque um se põe no papel do outro – da vítima, do agressor ou de quem assiste”, explica Gabriela Martins, diretora da escola. A reflexão é feita após o teatro, com base em situações cotidianas propostas pelos alunos. Eles também discutem cartilhas e são estimulados a criar campanhas internas sobre o tema.
No Colégio Rio Branco, em Higienópolis, na região central, a ficção também é uma ferramenta de prevenção. Alunos do 7º ano do fundamental criam filmes em stop motion para discutir o bullying. Com papelão, bonecos de plástico e massinha, eles filmam cenas que reproduzem casos de violência. “Já vi aluno pedindo desculpas ao colega por reconhecer que fazia uma agressão desse tipo”, conta Jorge Farias, professor de Tecnologia e criador do projeto. “O principal objetivo é que eles proponham soluções.”
A versão online da violência é a que mais preocupa educadores. “Na rede social, eles se sentem protegidos, anônimos”, diz Farias. No Colégio Horizontes Uirapuru, uma professora acompanha a timeline de alunos nas redes sociais, para identificar possíveis problemas. O risco maior está em grupos fechados, como os de WhatsApp.
Nem todas as escolas conseguem identificar e resolver os casos de bullying. A enfermeira Geisa Araújo, de 44 anos, tirou o filho de um colégio particular da capital por causa da inabilidade da diretoria para tratar do problema. Após uma cirurgia cerebral, o filho de Geisa, hoje com 10 anos, ficou mais lento e com excesso de peso. “Os colegas chamavam de ‘gordo nojento’ e isolavam”, conta. “No início, não acreditei nele. Só vi de fato quando passei a levá-lo todos os dias para a aula. Ele chorava, não queria ir para a escola.”
Revoltada com a omissão do colégio, que minimizou o caso, buscou outra escola, pública. “Eu me senti desamparada”, reclama. “Até hoje, não desgruda de mim para nada.”
Alerta – Segundo Marta Angélica Iossi, especialista em saúde escolar, é importante que as escolas deem voz às crianças e adolescentes: “Muitos adultos encaram o bullying como natural da idade. Mas quando a criança está sofrendo, não tem nada normal nisto”.
Outra preocupação deve ser com o agressor: “Ele não deve ser punido, também precisa de ajuda. A maioria dos programas só olha a vítima”, aponta a médica. Para a psicopedagoga Maria Irene Maluf, é difícil lidar com os pais. “Muitos não veem a situação com clareza. Devem ser tratados ao lado da criança.”
(Com Estadão Conteúdo)
Fonte:Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário