terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Detetar bullying em dez minutos

Ferramenta criada em Espanha, que pode vir a ser aplicada em Portugal, consegue identificar os casos de forma fácil.
Carla Marina Mendes | cmendes@destak.pt
A promessa impressiona: detetar o bullying em apenas dez minutos. Mas é mais do que uma promessa, o programa Mybullying, desenvolvido pela Universidade Complutense de Madrid (UCM) e testado em milhares de alunos desde 2005, funciona. E em breve pode vir para Portugal. Ao Destak, Javier Martín Babarro, professor de Psicologia Evolutiva e da Educação da UCM e um dos responsáveis pelo projeto, confirma que a ferramenta está a ser traduzida para inglês, francês e português, o que permite que venha a ser aplicada também por cá.
Mais do que a violência física ou verbal, o bulliyng implica também ignorar ou rejeitar um colega. Foi para prevenir este tipo de conduta que a Faculdade de Psicologia da UCM desenvolveu o Mybulliyng, um questionário online de aplicação coletiva, que cria um mapa das redes sociais formadas na aula e dá diretrizes para uma intervenção.
«A aplicação do teste é simples e pode ser feita por professores através de uma avaliação na aula de informática», explica Javier Martín Babarro. Em apenas dez minutos, os alunos respondem a perguntas como: ‘A quem te juntas habitualmente?’, ‘Há alguém a quem maltratem fisicamente?’, ‘Fazem-no a ti’?. Com as respostas, a ferramenta desenha um mapa social da turma, representando os possíveis casos de bullying.
Cada aluno é representado por um ícone e agrupado em função das respostas, que os apresenta em subgrupos, em que sobressaem os alunos isolados.
O Mybullying, que pode ser usada desde o 3º ano do ensino básico, começou este mês a ser aplicado em 700 centros educativos de Madrid, depois de já ter estado, entre 2005 e 2010, em 200 das regiões de Castela e Leão, tendo sido usado por mais de 50 mil alunos. E com resultados que, diz o especialista, «são muito positivos».

Nenhum comentário:

Postar um comentário