quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Cinco razões pelas quais expatriados japoneses dizem “sayonara” para sua terra natal

japao-partida-carimbo-passaporte
Crédito: Divulgação
TÓQUIO (IPC Digital) – O Japão pode ser um país incrível, porém, para alguns japoneses que experimentaram viver no exterior, já não é lá tão impressionante.
Mas, o que pode ter feito com que o japonês médio decida tomar a drástica decisão de empacotar suas coisas e deixar a terra do sol nascente? Uma blogueira japonesa muito popular, Madame Riri, compilou uma lista com as cinco maiores razões.
#1 – A descriminação pode ser demais para suportar
Os leitores da blogueira listam uma série de aspectos de discriminação que eles acreditam ser muito comum de encontrar no Japão. Basicamente, o bullying infantil e a discriminação e bullying no trabalho.
#2 – Menos senso de liberdade para ser você mesmo
A sociedade japonesa é estritamente hierárquica e tem um sólido conjunto de regras, algumas que eventualmente não parecem ter o menor sentido lógico, mas ainda estão “gravadas em pedras”. Para alguns japoneses, a vida no exterior pode ser muito menos rígida.
#3 – Preocupações com o futuro das crianças
Parece que alguns japoneses estão relutantes em colocar seus filhos nos rigores do sistema tradicional das escolas japonesas, que normalmente envolvem uma quantidade absurda de estudo para testes padronizados e em conformidade com uma mentalidade uniforme e apática.
#4 – A doença do trabalho no Japão
Muitas pessoas que se mudaram do Japão, para trabalhar no exterior, não conseguem mais se ver trabalhando com os rigores e estresses do estilo de vida japonês. Alguns deles consideram uma perda quando pensam sobre a linguagem honorífica de negócios, além dos prós e contras de uma empresa japonesa. Se torna ainda pior para as mulheres, que são frequentemente “cobradas” a parar de trabalhar após o casamento.
#5 – Se acostumar a viver no exterior
O choque da cultura reversa pode ser muito difícil, e para algumas pessoas que ficaram por muitos anos fora, as preocupações de se estar apto a retornar e se reintegrar na sociedade japonesa pode ser o suficiente para deter uma pessoa de retornar.
Como expatriados que somos, conseguimos entender os problemas elencados por alguns dos leitores da Madame Riri. É sempre difícil fazer uma grande mudança, especialmente quando você se habituou a uma cultura diferente e começou a naturalmente se distanciar da sua própria.
Dizem que a grama é sempre mais verde no vizinho, o que definitivamente não podemos discordar. Contudo, também dizem que depois de morar no exterior você nunca poderá ir pra casa de novo, o que não necessariamente está correto. Algumas pessoas apenas não querem voltar.
Fonte: Japan Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário